Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 07: Alfabetização e letramentos
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104658
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2298
    "inscrito_id" => 8818
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º\u{A0} ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8818_TB2298_14112023194356.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ARCELINO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL ARCELINO"
    "autor_email" => "isabel.dias@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104658
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2298
    "inscrito_id" => 8818
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DOS JOGOS PEDAGÓGICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UECE"
    "resumo" => "Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º\u{A0} ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8818_TB2298_14112023194356.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA ARCELINO DIAS"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL ARCELINO"
    "autor_email" => "isabel.dias@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência referente às vivências dentro de sala de aula, das Residentes do Programa de Residência Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), juntamente com a Preceptora, em uma turma de 1º  ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de Fortaleza-CE. Em que foi desenvolvido um projeto de leitura e escrita, com base nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e com o uso de recursos como jogos educativos, vídeos e revistas, que objetivaram despertar a curiosidade e a imaginação das crianças com atividades lúdicas e prazerosas, no sentido de incentivar o processo de leitura e escrita, provocando a produção de conhecimentos e conceitos consolidados. No decorrer do Projeto, fomos realizando diversas atividades utilizando os jogos pedagógicos feitos com materiais recicláveis com os quais dialogamos com as crianças a construção desses jogos e os seus objetivos. Através dos materiais pedagógicos foi possível perceber que as crianças se sentem mais instigadas a participar efetivamente das atividades envolvendo a alfabetização e o letramento. A metodologia utilizada para construção deste trabalho foi o relato de experiência, apoiado nos referenciais teóricos de Chateau(1987), Niles e Socha (2015), Piaget (1964), Alves (2004), Ferreiro (2004) e Malaguzzi(2018). O uso dos jogos trouxe resultados significativos, houve uma melhora no processo de leitura e escrita das crianças, possibilitou trabalhar com diferentes níveis de dificuldade, permitiu a cooperação entre as crianças, e estimulou uma maior interação e participação da turma.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.