Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS RELATÓRIOS DOS RESIDENTES DA UTFPR-DV

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar as considerações dos estudantes residentes do programa Residência Pedagógica da componente curricular em Educação do Campo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos (UTFPR-DV). Esta pesquisa do tipo documental, foi realizada com base nos textos do relatório final que os residentes escreveram e enviaram à CAPES, em especial, as considerações finais, que contêm as palavras dos residentes sobre a vivência durante o programa. Os textos foram analisados e categorizados, seguindo os critérios da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). O referencial teórico iminente foi organizado em torno de três eixos: Educação do Campo e Residência Pedagógica.Por meio dessa pesquisa conclui-se que o Programa Residência Pedagógica é benéfico para a universidade e para a escola, pois propicia a troca de conhecimentos e contribui para a formação integral dos licenciados, pois, o programa oportuniza conhecer a realidade da escola ainda na graduação, e assim favorece reflexões acerca da sua prática docente.

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