Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE OFICINA PEDAGÓGICA REALIZADA NO HORTO MEDICINAL DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104568
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2200
    "inscrito_id" => 8473
    "titulo" => "RELATO DE OFICINA PEDAGÓGICA REALIZADA NO HORTO MEDICINAL DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência conduzida por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena. Foi realizada uma oficina pedagógica para alunos do 1º ano de uma escola pública em Santa Helena, Paraná. O objetivo principal da oficina era promover o aprendizado de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à identificação e aos procedimentos de plantio de mudas medicinais, e entre os objetivos específicos, estiveram a possibilidade da identificação de plantas, condimentares e aromáticas. A metodologia da oficina abrangeu aspectos práticos e teóricos, dividindo-se em dois momentos. Inicialmente, os alunos exploraram o Horto Medicinal, engajando-se em experiências sensoriais com as plantas, sentindo os cheiros e texturas, remetendo lembranças pessoais. Em seguida, no "Auditório Aberto", realizaram uma aula prática plantando mudas de plantas, aprendendo sobre as principais estruturas morfológicas da planta. A oficina foi concebida pelos alunos de maneira interativa e participativa. As atividades realizadas durante a oficina abordaram temas relevantes no campo das ciências naturais. Além disso, destacou-se a oportunidade para os alunos valorizarem e compartilharem conhecimentos culturais e locais por meio de seus relatos. A participação ativa dos estudantes enriqueceu o ambiente de aprendizado, ultrapassando os limites dos conteúdos conceituais para incluir o aprendizado prático de técnicas de manejo e plantio. Essa experiência demonstrou que a abordagem prática e a participação ativa dos alunos são fundamentais para uma educação eficaz. Além de transmitir conceitos científicos, a oficina estimulou o interesse dos alunos pela aplicação prática de seus\u{A0}conhecimentos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8473_TB2200_19112023182605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CAROLINE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Julia Lima"
    "autor_email" => "juliacaroline80@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104568
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2200
    "inscrito_id" => 8473
    "titulo" => "RELATO DE OFICINA PEDAGÓGICA REALIZADA NO HORTO MEDICINAL DA UTFPR CAMPUS SANTA HELENA"
    "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência conduzida por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena. Foi realizada uma oficina pedagógica para alunos do 1º ano de uma escola pública em Santa Helena, Paraná. O objetivo principal da oficina era promover o aprendizado de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à identificação e aos procedimentos de plantio de mudas medicinais, e entre os objetivos específicos, estiveram a possibilidade da identificação de plantas, condimentares e aromáticas. A metodologia da oficina abrangeu aspectos práticos e teóricos, dividindo-se em dois momentos. Inicialmente, os alunos exploraram o Horto Medicinal, engajando-se em experiências sensoriais com as plantas, sentindo os cheiros e texturas, remetendo lembranças pessoais. Em seguida, no "Auditório Aberto", realizaram uma aula prática plantando mudas de plantas, aprendendo sobre as principais estruturas morfológicas da planta. A oficina foi concebida pelos alunos de maneira interativa e participativa. As atividades realizadas durante a oficina abordaram temas relevantes no campo das ciências naturais. Além disso, destacou-se a oportunidade para os alunos valorizarem e compartilharem conhecimentos culturais e locais por meio de seus relatos. A participação ativa dos estudantes enriqueceu o ambiente de aprendizado, ultrapassando os limites dos conteúdos conceituais para incluir o aprendizado prático de técnicas de manejo e plantio. Essa experiência demonstrou que a abordagem prática e a participação ativa dos alunos são fundamentais para uma educação eficaz. Além de transmitir conceitos científicos, a oficina estimulou o interesse dos alunos pela aplicação prática de seus\u{A0}conhecimentos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8473_TB2200_19112023182605.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CAROLINE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Julia Lima"
    "autor_email" => "juliacaroline80@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho relata uma experiência conduzida por estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Santa Helena. Foi realizada uma oficina pedagógica para alunos do 1º ano de uma escola pública em Santa Helena, Paraná. O objetivo principal da oficina era promover o aprendizado de conceitos e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à identificação e aos procedimentos de plantio de mudas medicinais, e entre os objetivos específicos, estiveram a possibilidade da identificação de plantas, condimentares e aromáticas. A metodologia da oficina abrangeu aspectos práticos e teóricos, dividindo-se em dois momentos. Inicialmente, os alunos exploraram o Horto Medicinal, engajando-se em experiências sensoriais com as plantas, sentindo os cheiros e texturas, remetendo lembranças pessoais. Em seguida, no "Auditório Aberto", realizaram uma aula prática plantando mudas de plantas, aprendendo sobre as principais estruturas morfológicas da planta. A oficina foi concebida pelos alunos de maneira interativa e participativa. As atividades realizadas durante a oficina abordaram temas relevantes no campo das ciências naturais. Além disso, destacou-se a oportunidade para os alunos valorizarem e compartilharem conhecimentos culturais e locais por meio de seus relatos. A participação ativa dos estudantes enriqueceu o ambiente de aprendizado, ultrapassando os limites dos conteúdos conceituais para incluir o aprendizado prático de técnicas de manejo e plantio. Essa experiência demonstrou que a abordagem prática e a participação ativa dos alunos são fundamentais para uma educação eficaz. Além de transmitir conceitos científicos, a oficina estimulou o interesse dos alunos pela aplicação prática de seus conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.