Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DA TV BOX AO MINICOMPUTADOR COM LINUX NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DIGITAL EDUCATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS/POLOS EAD DE CAUCAIA/CE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104425
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2041
    "inscrito_id" => 5668
    "titulo" => "DA TV BOX AO MINICOMPUTADOR COM LINUX NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DIGITAL EDUCATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS/POLOS EAD DE CAUCAIA/CE"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a inclusão digital em escolas públicas por meio da transformação de aparelhos de TV Box em minicomputadores com Linux. Esses dispositivos são doados ao projeto Tecnopolítica Educativa da Universidade Federal do Ceará, onde são reconfigurados e revitalizados para uso em laboratórios de informática, proporcionando oportunidades de aprendizado digital para crianças, jovens e adultos. A metodologia fenomenológica foi utilizada para explorar a perspectiva de agentes educativos locais na introdução desses minicomputadores nas escolas. Os resultados mostram que a iniciativa teve sucesso, melhorando o acesso à tecnologia e promovendo uma aprendizagem mais eficaz, embora tenham surgido desafios técnicos. Esse projeto piloto inovador pode servir como modelo para outras regiões que buscam promover a inclusão digital em suas comunidades educacionais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5668_TB2041_15112023232337.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DOMINGUEZ Y GOUVEIA"
    "autor_nome_curto" => "DOMINGUEZ"
    "autor_email" => "contabilfd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104425
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2041
    "inscrito_id" => 5668
    "titulo" => "DA TV BOX AO MINICOMPUTADOR COM LINUX NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO DIGITAL EDUCATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS/POLOS EAD DE CAUCAIA/CE"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a inclusão digital em escolas públicas por meio da transformação de aparelhos de TV Box em minicomputadores com Linux. Esses dispositivos são doados ao projeto Tecnopolítica Educativa da Universidade Federal do Ceará, onde são reconfigurados e revitalizados para uso em laboratórios de informática, proporcionando oportunidades de aprendizado digital para crianças, jovens e adultos. A metodologia fenomenológica foi utilizada para explorar a perspectiva de agentes educativos locais na introdução desses minicomputadores nas escolas. Os resultados mostram que a iniciativa teve sucesso, melhorando o acesso à tecnologia e promovendo uma aprendizagem mais eficaz, embora tenham surgido desafios técnicos. Esse projeto piloto inovador pode servir como modelo para outras regiões que buscam promover a inclusão digital em suas comunidades educacionais."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5668_TB2041_15112023232337.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO DOMINGUEZ Y GOUVEIA"
    "autor_nome_curto" => "DOMINGUEZ"
    "autor_email" => "contabilfd@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho aborda a inclusão digital em escolas públicas por meio da transformação de aparelhos de TV Box em minicomputadores com Linux. Esses dispositivos são doados ao projeto Tecnopolítica Educativa da Universidade Federal do Ceará, onde são reconfigurados e revitalizados para uso em laboratórios de informática, proporcionando oportunidades de aprendizado digital para crianças, jovens e adultos. A metodologia fenomenológica foi utilizada para explorar a perspectiva de agentes educativos locais na introdução desses minicomputadores nas escolas. Os resultados mostram que a iniciativa teve sucesso, melhorando o acesso à tecnologia e promovendo uma aprendizagem mais eficaz, embora tenham surgido desafios técnicos. Esse projeto piloto inovador pode servir como modelo para outras regiões que buscam promover a inclusão digital em suas comunidades educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.