Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID COMO FERRAMENTA PARA FORTALECER A PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104133
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 4618
    "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA PARA FORTALECER A PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) conecta universidades e escolas públicas para fortalecer a formação de futuros professores na educação básica. Ele integra teoria e prática, permitindo que os futuros docentes explorem seu papel e reflitam sobre a prática. Neste sentido, este trabalho tem como objeto de reflexão o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola localizada na região da Mata Norte de Pernambuco que se constitui como campo de formação das pibidianas, autoras deste estudo. Desse modo, tem como objetivo analisar princípios e valores que norteiam a formação dos estudantes da referida escola. A realização do mesmo se deu a partir de três momentos: estudo teórico acerca do papel e relevância do PPP na prática docente; Elaboração de questionário e análise do documento. Os resultados apontam para um PPP que prima pela autonomia, protagonismo, empatia, justiça socioambiental e a colaboração para a construção dos projetos de vida dos adolescentes e jovens, configurando uma formação cidadã. Seus propósitos visam construir um sujeito crítico e capaz de criar o seu caminho, além de conseguir tomar decisões a partir de uma visão consciente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4618_TB1723_03102023142349.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ALEXANDRINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.alexandrina@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104133
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1723
    "inscrito_id" => 4618
    "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA PARA FORTALECER A PRÁTICA DOCENTE: ESTUDO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) conecta universidades e escolas públicas para fortalecer a formação de futuros professores na educação básica. Ele integra teoria e prática, permitindo que os futuros docentes explorem seu papel e reflitam sobre a prática. Neste sentido, este trabalho tem como objeto de reflexão o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola localizada na região da Mata Norte de Pernambuco que se constitui como campo de formação das pibidianas, autoras deste estudo. Desse modo, tem como objetivo analisar princípios e valores que norteiam a formação dos estudantes da referida escola. A realização do mesmo se deu a partir de três momentos: estudo teórico acerca do papel e relevância do PPP na prática docente; Elaboração de questionário e análise do documento. Os resultados apontam para um PPP que prima pela autonomia, protagonismo, empatia, justiça socioambiental e a colaboração para a construção dos projetos de vida dos adolescentes e jovens, configurando uma formação cidadã. Seus propósitos visam construir um sujeito crítico e capaz de criar o seu caminho, além de conseguir tomar decisões a partir de uma visão consciente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4618_TB1723_03102023142349.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA ALEXANDRINA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "debora.alexandrina@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) conecta universidades e escolas públicas para fortalecer a formação de futuros professores na educação básica. Ele integra teoria e prática, permitindo que os futuros docentes explorem seu papel e reflitam sobre a prática. Neste sentido, este trabalho tem como objeto de reflexão o Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola localizada na região da Mata Norte de Pernambuco que se constitui como campo de formação das pibidianas, autoras deste estudo. Desse modo, tem como objetivo analisar princípios e valores que norteiam a formação dos estudantes da referida escola. A realização do mesmo se deu a partir de três momentos: estudo teórico acerca do papel e relevância do PPP na prática docente; Elaboração de questionário e análise do documento. Os resultados apontam para um PPP que prima pela autonomia, protagonismo, empatia, justiça socioambiental e a colaboração para a construção dos projetos de vida dos adolescentes e jovens, configurando uma formação cidadã. Seus propósitos visam construir um sujeito crítico e capaz de criar o seu caminho, além de conseguir tomar decisões a partir de uma visão consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.