Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID MATEMÁTICA EM: GINCANA DE CAÇA ÀS MATRIZES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103977
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 5887
    "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA EM: GINCANA DE CAÇA ÀS MATRIZES"
    "resumo" => "Este relatório descreve atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto Matemática do PIBID na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com ações em três escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Augusto Ribas, Colégio Estadual Becker e Silva, Colégio Estadual Prof. Meneleu Almeida Torres. As atividades iniciais incluíram visitas nas escolas e discussões do edital do PIBID, dos projetos político-pedagógicos e dos planos de curso das escolas. Observações sucessivas em sala de aula destacaram diferentes níveis de engajamento nas aulas de matemática e de educação financeira, talvez pela aplicabilidade prática desta última. Comparando turmas e aulas, variações de desempenho e disciplina foram notadas, incluindo desafios como falta de engajamento e integração teórico-prática. Nas observações, a metodologia docente, interações dos alunos e uso da tecnologia foram aspectos em destaque. Relatamos ainda uma atividade idealizada e executada pelos licenciandos do PIBID no Colégio Agrícola, que consistiu em uma gincana de caça às matrizes, disposta em duas etapas: uma de movimentação e busca por matrizes escondidas, e outra de resolução de questões com as matrizes\u{A0}encontradas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5887_TB1538_20112023103536.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAUAN CARDOZO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAUAN"
    "autor_email" => "cauancardozomat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103977
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 5887
    "titulo" => "PIBID MATEMÁTICA EM: GINCANA DE CAÇA ÀS MATRIZES"
    "resumo" => "Este relatório descreve atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto Matemática do PIBID na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com ações em três escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Augusto Ribas, Colégio Estadual Becker e Silva, Colégio Estadual Prof. Meneleu Almeida Torres. As atividades iniciais incluíram visitas nas escolas e discussões do edital do PIBID, dos projetos político-pedagógicos e dos planos de curso das escolas. Observações sucessivas em sala de aula destacaram diferentes níveis de engajamento nas aulas de matemática e de educação financeira, talvez pela aplicabilidade prática desta última. Comparando turmas e aulas, variações de desempenho e disciplina foram notadas, incluindo desafios como falta de engajamento e integração teórico-prática. Nas observações, a metodologia docente, interações dos alunos e uso da tecnologia foram aspectos em destaque. Relatamos ainda uma atividade idealizada e executada pelos licenciandos do PIBID no Colégio Agrícola, que consistiu em uma gincana de caça às matrizes, disposta em duas etapas: uma de movimentação e busca por matrizes escondidas, e outra de resolução de questões com as matrizes\u{A0}encontradas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5887_TB1538_20112023103536.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAUAN CARDOZO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "CAUAN"
    "autor_email" => "cauancardozomat@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relatório descreve atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto Matemática do PIBID na Universidade Estadual de Ponta Grossa, com ações em três escolas: Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Augusto Ribas, Colégio Estadual Becker e Silva, Colégio Estadual Prof. Meneleu Almeida Torres. As atividades iniciais incluíram visitas nas escolas e discussões do edital do PIBID, dos projetos político-pedagógicos e dos planos de curso das escolas. Observações sucessivas em sala de aula destacaram diferentes níveis de engajamento nas aulas de matemática e de educação financeira, talvez pela aplicabilidade prática desta última. Comparando turmas e aulas, variações de desempenho e disciplina foram notadas, incluindo desafios como falta de engajamento e integração teórico-prática. Nas observações, a metodologia docente, interações dos alunos e uso da tecnologia foram aspectos em destaque. Relatamos ainda uma atividade idealizada e executada pelos licenciandos do PIBID no Colégio Agrícola, que consistiu em uma gincana de caça às matrizes, disposta em duas etapas: uma de movimentação e busca por matrizes escondidas, e outra de resolução de questões com as matrizes encontradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.