Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TRIANGULANDO COM TEODOLITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA OFICINA DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103928
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1480
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "TRIANGULANDO COM TEODOLITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA OFICINA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Dada a percepção negativa que muitos estudantes do Ensino Médio têm com o conteúdo matemático de trigonometria, apresentamos um relato de experiência com a realização de uma oficina de matemática com o tema Triangulando com o Teodolito, que foi realizada no primeiro semestre de 2023 em uma universidade federal no estado do Paraná, em que o conteúdo foi abordado de forma prática e envolvente, de modo a melhorar a compreensão e aplicação dos princípios trigonométricos. A oficina foi dividida em duas partes: a primeira, sendo uma atividade de Quiz utilizando o aplicativo Kahoot para revisar conceitos trigonométricos, e a segunda, a construção e uso de um Teodolito caseiro para calcular a altura do bloco da Universidade. Os resultados obtidos mostram que os estudantes tiveram um desempenho considerável no Quiz, demonstrando compreensão dos conceitos abordados. Na parte prática, os estudantes construíram os Teodolitos e os usaram para calcular a altura do bloco, obtendo resultados muito próximos da altura correta."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1740_TB1480_20112023212623.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS CAROLINE WILDE"
    "autor_nome_curto" => "THAIS WILDE"
    "autor_email" => "thaiswilde@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103928
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1480
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "TRIANGULANDO COM TEODOLITO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA OFICINA DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Dada a percepção negativa que muitos estudantes do Ensino Médio têm com o conteúdo matemático de trigonometria, apresentamos um relato de experiência com a realização de uma oficina de matemática com o tema Triangulando com o Teodolito, que foi realizada no primeiro semestre de 2023 em uma universidade federal no estado do Paraná, em que o conteúdo foi abordado de forma prática e envolvente, de modo a melhorar a compreensão e aplicação dos princípios trigonométricos. A oficina foi dividida em duas partes: a primeira, sendo uma atividade de Quiz utilizando o aplicativo Kahoot para revisar conceitos trigonométricos, e a segunda, a construção e uso de um Teodolito caseiro para calcular a altura do bloco da Universidade. Os resultados obtidos mostram que os estudantes tiveram um desempenho considerável no Quiz, demonstrando compreensão dos conceitos abordados. Na parte prática, os estudantes construíram os Teodolitos e os usaram para calcular a altura do bloco, obtendo resultados muito próximos da altura correta."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1740_TB1480_20112023212623.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAIS CAROLINE WILDE"
    "autor_nome_curto" => "THAIS WILDE"
    "autor_email" => "thaiswilde@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Dada a percepção negativa que muitos estudantes do Ensino Médio têm com o conteúdo matemático de trigonometria, apresentamos um relato de experiência com a realização de uma oficina de matemática com o tema Triangulando com o Teodolito, que foi realizada no primeiro semestre de 2023 em uma universidade federal no estado do Paraná, em que o conteúdo foi abordado de forma prática e envolvente, de modo a melhorar a compreensão e aplicação dos princípios trigonométricos. A oficina foi dividida em duas partes: a primeira, sendo uma atividade de Quiz utilizando o aplicativo Kahoot para revisar conceitos trigonométricos, e a segunda, a construção e uso de um Teodolito caseiro para calcular a altura do bloco da Universidade. Os resultados obtidos mostram que os estudantes tiveram um desempenho considerável no Quiz, demonstrando compreensão dos conceitos abordados. Na parte prática, os estudantes construíram os Teodolitos e os usaram para calcular a altura do bloco, obtendo resultados muito próximos da altura correta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.