Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC’S) COMO ALTERNATIVA AO COMBATE À FOME E DESNUTRIÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103903
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1455
    "inscrito_id" => 7446
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC’S) COMO ALTERNATIVA AO COMBATE À FOME E DESNUTRIÇÃO"
    "resumo" => "O presente relato descreve uma experiência de Prática Pedagógica no Ensino Médio, realizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Este estágio foi desenvolvido no 7º semestre do curso e compreende o quarto estágio da matriz curricular. A oficina foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, que fica localizada no município de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo da oficina pedagógica foram empregadas diferentes metodologias ativas, a saber: o ensino por meio de problemas, atividades de pesquisa e atividades práticas. Durante o desenvolvimento da oficina, observou-se o intenso envolvimento dos estudantes pelo tema. Eles ficaram maravilhados com a experiência desenvolvida na oficina, o que foi possível de perceber pela fala dos próprios estudantes e, inclusive, pelo relato dos professores da escola. A partir da experiência relatada e também e das atividades desenvolvidas ao longo do PRP, destacamos que um grande aprendizado foi, principalmente, o de valorizar e dar maior predileção para as atividades didáticas com metodologias de ensino ativas, por meio de atividades investigativas, aulas práticas, rodas de conversa e troca de ideias."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7446_TB1455_12092023201050.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIARA FÁTIMA SOUZA BEZ"
    "autor_nome_curto" => "Cassiara Fátima"
    "autor_email" => "cassi.bez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103903
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1455
    "inscrito_id" => 7446
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC’S) COMO ALTERNATIVA AO COMBATE À FOME E DESNUTRIÇÃO"
    "resumo" => "O presente relato descreve uma experiência de Prática Pedagógica no Ensino Médio, realizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Este estágio foi desenvolvido no 7º semestre do curso e compreende o quarto estágio da matriz curricular. A oficina foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, que fica localizada no município de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo da oficina pedagógica foram empregadas diferentes metodologias ativas, a saber: o ensino por meio de problemas, atividades de pesquisa e atividades práticas. Durante o desenvolvimento da oficina, observou-se o intenso envolvimento dos estudantes pelo tema. Eles ficaram maravilhados com a experiência desenvolvida na oficina, o que foi possível de perceber pela fala dos próprios estudantes e, inclusive, pelo relato dos professores da escola. A partir da experiência relatada e também e das atividades desenvolvidas ao longo do PRP, destacamos que um grande aprendizado foi, principalmente, o de valorizar e dar maior predileção para as atividades didáticas com metodologias de ensino ativas, por meio de atividades investigativas, aulas práticas, rodas de conversa e troca de ideias."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7446_TB1455_12092023201050.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIARA FÁTIMA SOUZA BEZ"
    "autor_nome_curto" => "Cassiara Fátima"
    "autor_email" => "cassi.bez@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato descreve uma experiência de Prática Pedagógica no Ensino Médio, realizada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) vinculado ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Este estágio foi desenvolvido no 7º semestre do curso e compreende o quarto estágio da matriz curricular. A oficina foi desenvolvida com estudantes do 3º ano do Ensino Médio Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, que fica localizada no município de Erechim, Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo da oficina pedagógica foram empregadas diferentes metodologias ativas, a saber: o ensino por meio de problemas, atividades de pesquisa e atividades práticas. Durante o desenvolvimento da oficina, observou-se o intenso envolvimento dos estudantes pelo tema. Eles ficaram maravilhados com a experiência desenvolvida na oficina, o que foi possível de perceber pela fala dos próprios estudantes e, inclusive, pelo relato dos professores da escola. A partir da experiência relatada e também e das atividades desenvolvidas ao longo do PRP, destacamos que um grande aprendizado foi, principalmente, o de valorizar e dar maior predileção para as atividades didáticas com metodologias de ensino ativas, por meio de atividades investigativas, aulas práticas, rodas de conversa e troca de ideias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.