Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DO 5º ANO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103889
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1438
    "inscrito_id" => 8152
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DO 5º ANO"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oportuniza aos acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará, do curso de Pedagogia, aperfeiçoar sua prática pedagógica, assim como possibilita exercitar seus conhecimentos no ambiente escolar fazendo conexões com temas educacionais relevantes. Este trabalho objetiva relatar o contato direto com o ambiente escolar, a experiência da docência e suas especificidades. Ademais as atividades pedagógicas voltadas ao eixo Educação para a Sustentabilidade (EpS) e alfabetização e letramento científico conforme os objetivos do subprojeto de RP/Pedagogia/Ufopa. A metodologia utilizada foi a observação sistematizada, pesquisas e estudos bibliográficos, regência de classe composta por aula expositiva e prática com a construção de sólidos geométricos. Desse modo, buscou-se apresentar a promoção de ensino de forma prazerosa e significativa de uma prática constante do educador, visto que despertar nos alunos o interesse pela componente curricular de matemática, ciências e de outras áreas requer dedicação e planejamento do docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8152_TB1438_11092023141035.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "giselejesusdesantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103889
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1438
    "inscrito_id" => 8152
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA TURMA DO 5º ANO"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oportuniza aos acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará, do curso de Pedagogia, aperfeiçoar sua prática pedagógica, assim como possibilita exercitar seus conhecimentos no ambiente escolar fazendo conexões com temas educacionais relevantes. Este trabalho objetiva relatar o contato direto com o ambiente escolar, a experiência da docência e suas especificidades. Ademais as atividades pedagógicas voltadas ao eixo Educação para a Sustentabilidade (EpS) e alfabetização e letramento científico conforme os objetivos do subprojeto de RP/Pedagogia/Ufopa. A metodologia utilizada foi a observação sistematizada, pesquisas e estudos bibliográficos, regência de classe composta por aula expositiva e prática com a construção de sólidos geométricos. Desse modo, buscou-se apresentar a promoção de ensino de forma prazerosa e significativa de uma prática constante do educador, visto que despertar nos alunos o interesse pela componente curricular de matemática, ciências e de outras áreas requer dedicação e planejamento do docente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID8152_TB1438_11092023141035.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE SANTOS DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "GISELE"
    "autor_email" => "giselejesusdesantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) oportuniza aos acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará, do curso de Pedagogia, aperfeiçoar sua prática pedagógica, assim como possibilita exercitar seus conhecimentos no ambiente escolar fazendo conexões com temas educacionais relevantes. Este trabalho objetiva relatar o contato direto com o ambiente escolar, a experiência da docência e suas especificidades. Ademais as atividades pedagógicas voltadas ao eixo Educação para a Sustentabilidade (EpS) e alfabetização e letramento científico conforme os objetivos do subprojeto de RP/Pedagogia/Ufopa. A metodologia utilizada foi a observação sistematizada, pesquisas e estudos bibliográficos, regência de classe composta por aula expositiva e prática com a construção de sólidos geométricos. Desse modo, buscou-se apresentar a promoção de ensino de forma prazerosa e significativa de uma prática constante do educador, visto que despertar nos alunos o interesse pela componente curricular de matemática, ciências e de outras áreas requer dedicação e planejamento do docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.