Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103865
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1407
    "inscrito_id" => 913
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O objetivo principal deste artigo é apresentar e refletir sobre uma experiência vivenciada no ensino de Sociologia no ensino médio, no contexto do Programa Institucional de Residência Pedagógica em uma escola de pública de sistema integral em Teresina, Piauí. A pesquisa busca compreender como o ensino de Sociologia pode promover o protagonismo juvenil e aborda questões como o engajamento dos alunos, a adaptação de estratégias pedagógicas, os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância da contextualização do conteúdo. O artigo também discute a relevância da Residência Pedagógica na formação de futuros professores de Sociologia e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID913_TB1407_20112023165926.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NUNES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Vanessa Nunes"
    "autor_email" => "vanessasoares@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103865
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1407
    "inscrito_id" => 913
    "titulo" => "O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O objetivo principal deste artigo é apresentar e refletir sobre uma experiência vivenciada no ensino de Sociologia no ensino médio, no contexto do Programa Institucional de Residência Pedagógica em uma escola de pública de sistema integral em Teresina, Piauí. A pesquisa busca compreender como o ensino de Sociologia pode promover o protagonismo juvenil e aborda questões como o engajamento dos alunos, a adaptação de estratégias pedagógicas, os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância da contextualização do conteúdo. O artigo também discute a relevância da Residência Pedagógica na formação de futuros professores de Sociologia e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID913_TB1407_20112023165926.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA NUNES SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Vanessa Nunes"
    "autor_email" => "vanessasoares@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar e refletir sobre uma experiência vivenciada no ensino de Sociologia no ensino médio, no contexto do Programa Institucional de Residência Pedagógica em uma escola de pública de sistema integral em Teresina, Piauí. A pesquisa busca compreender como o ensino de Sociologia pode promover o protagonismo juvenil e aborda questões como o engajamento dos alunos, a adaptação de estratégias pedagógicas, os desafios enfrentados pelos estudantes e a importância da contextualização do conteúdo. O artigo também discute a relevância da Residência Pedagógica na formação de futuros professores de Sociologia e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.