Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103846
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1386
    "inscrito_id" => 3946
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR"
    "resumo" => "Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1386_29102023002557.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO"
    "autor_nome_curto" => "LALO CAEU"
    "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103846
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1386
    "inscrito_id" => 3946
    "titulo" => "LEITURA E ESCRITA DE MUNDO PELO PIBID LETRAS UFBA: O LEGADO DE ELVIS NO COLÉGIO ESTADUAL MÁRIO AUGUSTO TEIXEIRA DE FREITAS EM SALVADOR"
    "resumo" => "Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID3946_TB1386_29102023002557.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LALO CAEU CARNEIRO LORÊTO"
    "autor_nome_curto" => "LALO CAEU"
    "autor_email" => "lalo.c.loreto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho, produzido por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto Letras Língua Portuguesa, no âmbito da Universidade Federal da Bahia – UFBA, visa expor o andamento das atividades de acompanhamento das rotinas da professora supervisora, Lizéli Moreira Silva, vinculada à Secretaria Estadual de Educação da Bahia, integradas às dinâmicas da escola parceira, Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (CEMATF), sob a coordenação de área da professora Lavínia Mattos, do ILUFBA. Nesta comunicação, mostraremos um panorama dos trabalhos iniciados em novembro de 2022, Edital PIBID CAPES 1/2022, focando nas vivências pedagógicas, metodológicas e formativas do ensino da língua materna, sob uma abordagem discursiva e crítica da linguagem. Neste sentido, apresentaremos as participações (e seus produtos) dos bolsistas ID no componente da parte diversificada do currículo do novo ensino médio – Leitura e Escrita de Mundo. Visando alinhamento entre teoria e prática, fazeres e saberes entre escola e IES, pautando o ensino crítico da língua portuguesa pelo viés das práticas da leitura e da produção textual, mobilizamos autores como Paulo Freire (2004) e Magda Soares (1986), reforçando a importância de uma formação crítico-identitária do educador e do educando e tendo em vista os aspectos socioculturais e históricos que são basilares no ensino da língua portuguesa sob um prisma crítico e funcional. Os resultados alcançados nesse período de trabalhos se deram, sobretudo, nas dimensões identitárias, políticas e didático-pedagógicas em nossa formação crítico-reflexiva enquanto futuros professores e, em especial, para um ensino eficiente que minimize as desigualdades sociais, econômicas e de acesso às políticas públicas recorrentes em muitas realidades da educação básica e pública, como evidenciado no CEMATF com sua atual falta de biblioteca. Com o desafio de deixar um legado que contribua para a continuidade das práticas de leitura e valorização de produções nascidas durante as observações participativas no ano letivo 2023, os bolsistas ID, nesta escola parceira, criaram o ELVIS (Espaço de Leitura e Atividades Virtuais). Este espaço também recebe contribuições dos próprios estudantes da 1ª série do ensino médio e indicações de outros professores do colégio, assumindo o protagonismo juvenil e também o acolhimento da comunidade escolar. Dessa forma, contribuindo para a ampliação do repertório de saberes orientadores da (auto)reflexão e a criação de estratégias inovadoras e funcionais de ensino, visando às demandas educacionais contemporâneas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.