Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DO LABORATÓRIO À SALA DE AULA: MINHA TRAJETÓRIA NO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103836
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1374
    "inscrito_id" => 4403
    "titulo" => "DO LABORATÓRIO À SALA DE AULA: MINHA TRAJETÓRIA NO PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permite que estudantes de licenciatura tenham experiência prática em sala de aula, propondo novas abordagens educacionais sob supervisão de professores do ensino público. Isso promove a ligação direta entre a universidade e a comunidade, apoiando-se no tripé: pesquisa, ensino e extensão. Além disso, os bolsistas pibidianos auxiliam a criar um guia de métodos educacionais, auxiliando professores e educadores. O relato pessoal descreve a importância da escola, em questão, a Estadual Hildebrando Siqueira, situada na cidade de Campinas (SP), e a experiência no colégio enfrentando desafios no novo Ensino Médio. Os bolsistas adaptaram o ensino para despertar o interesse dos alunos e conectaram o conteúdo com suas aspirações profissionais. O programa PIBID não forma apenas futuros professores, mas também aproxima a universidade da educação básica pública, permitindo que os pibidianos compreendam os desafios do sistema educacional e contribuam para progressivas melhorias, visando mitigar cada vez mais os contras postos em cheque na educação pública brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4403_TB1374_20112023231417.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL ZAMBON HAEITMANN"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL HAEITMAN"
    "autor_email" => "s251647@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103836
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1374
    "inscrito_id" => 4403
    "titulo" => "DO LABORATÓRIO À SALA DE AULA: MINHA TRAJETÓRIA NO PIBID"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permite que estudantes de licenciatura tenham experiência prática em sala de aula, propondo novas abordagens educacionais sob supervisão de professores do ensino público. Isso promove a ligação direta entre a universidade e a comunidade, apoiando-se no tripé: pesquisa, ensino e extensão. Além disso, os bolsistas pibidianos auxiliam a criar um guia de métodos educacionais, auxiliando professores e educadores. O relato pessoal descreve a importância da escola, em questão, a Estadual Hildebrando Siqueira, situada na cidade de Campinas (SP), e a experiência no colégio enfrentando desafios no novo Ensino Médio. Os bolsistas adaptaram o ensino para despertar o interesse dos alunos e conectaram o conteúdo com suas aspirações profissionais. O programa PIBID não forma apenas futuros professores, mas também aproxima a universidade da educação básica pública, permitindo que os pibidianos compreendam os desafios do sistema educacional e contribuam para progressivas melhorias, visando mitigar cada vez mais os contras postos em cheque na educação pública brasileira."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4403_TB1374_20112023231417.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL ZAMBON HAEITMANN"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL HAEITMAN"
    "autor_email" => "s251647@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), permite que estudantes de licenciatura tenham experiência prática em sala de aula, propondo novas abordagens educacionais sob supervisão de professores do ensino público. Isso promove a ligação direta entre a universidade e a comunidade, apoiando-se no tripé: pesquisa, ensino e extensão. Além disso, os bolsistas pibidianos auxiliam a criar um guia de métodos educacionais, auxiliando professores e educadores. O relato pessoal descreve a importância da escola, em questão, a Estadual Hildebrando Siqueira, situada na cidade de Campinas (SP), e a experiência no colégio enfrentando desafios no novo Ensino Médio. Os bolsistas adaptaram o ensino para despertar o interesse dos alunos e conectaram o conteúdo com suas aspirações profissionais. O programa PIBID não forma apenas futuros professores, mas também aproxima a universidade da educação básica pública, permitindo que os pibidianos compreendam os desafios do sistema educacional e contribuam para progressivas melhorias, visando mitigar cada vez mais os contras postos em cheque na educação pública brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.