Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE HISTÓRIA NO BAIXO AMAZONAS: RELATO SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM/PA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103773
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 5050
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NO BAIXO AMAZONAS: RELATO SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM/PA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda questões relacionadas às vivências experimentadas no decorrer do programa de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, em uma escola estadual de ensino médio localizada no município de Santarém, Pará, região do Baixo Amazonas. Tais vivências permitiram observar, entre outros elementos, as dinâmicas, mudanças e reflexos da implantação do Novo Ensino Médio, particularmente no ensino de História. O trabalho consiste em um relato de experiência a partir da observação das atividades desenvolvidas nas aulas de História e de Projeto Integrado de Ensino (PIE) e nas reuniões de planejamento, realizadas no período de março a junho de 2023. O objetivo é discutir os desafios da implantação do novo ensino médio nas escolas públicas, particularmente no ensino de história, em Santarém/PA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5050_TB1301_14112023102103.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA RAÍSSA NASCIMENTO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "CLARA RAÍSSA"
    "autor_email" => "claraguiar15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103773
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1301
    "inscrito_id" => 5050
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NO BAIXO AMAZONAS: RELATO SOBRE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM SANTARÉM/PA"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda questões relacionadas às vivências experimentadas no decorrer do programa de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, em uma escola estadual de ensino médio localizada no município de Santarém, Pará, região do Baixo Amazonas. Tais vivências permitiram observar, entre outros elementos, as dinâmicas, mudanças e reflexos da implantação do Novo Ensino Médio, particularmente no ensino de História. O trabalho consiste em um relato de experiência a partir da observação das atividades desenvolvidas nas aulas de História e de Projeto Integrado de Ensino (PIE) e nas reuniões de planejamento, realizadas no período de março a junho de 2023. O objetivo é discutir os desafios da implantação do novo ensino médio nas escolas públicas, particularmente no ensino de história, em Santarém/PA."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5050_TB1301_14112023102103.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARA RAÍSSA NASCIMENTO DE AGUIAR"
    "autor_nome_curto" => "CLARA RAÍSSA"
    "autor_email" => "claraguiar15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (UFOPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho aborda questões relacionadas às vivências experimentadas no decorrer do programa de Residência Pedagógica, financiado pela CAPES, em uma escola estadual de ensino médio localizada no município de Santarém, Pará, região do Baixo Amazonas. Tais vivências permitiram observar, entre outros elementos, as dinâmicas, mudanças e reflexos da implantação do Novo Ensino Médio, particularmente no ensino de História. O trabalho consiste em um relato de experiência a partir da observação das atividades desenvolvidas nas aulas de História e de Projeto Integrado de Ensino (PIE) e nas reuniões de planejamento, realizadas no período de março a junho de 2023. O objetivo é discutir os desafios da implantação do novo ensino médio nas escolas públicas, particularmente no ensino de história, em Santarém/PA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.