Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103756
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1280
    "inscrito_id" => 3166
    "titulo" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC)"
    "resumo" => "O artigo analisa pesquisas sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). Busca entender como essa temática é tratada por educadores, pesquisadores e estudantes. Foram estudadas as edições VI, VII e VIII (2016, 2018 e 2021) do ENALIC, com foco em trabalhos relacionados à inclusão de PcD. Utilizou termos-chave nos títulos para identificar os trabalhos e confirmou o foco através dos resumos. Encontrou um total de 3.841 trabalhos nas três edições. Sobre inclusão de PcD, apenas 1,6% das publicações abordaram o tema, com 60 trabalhos nas três edições. 198 autores de 51 instituições diferentes foram identificados, com destaque para seis instituições. Os tópicos mais abordados nos trabalhos incluíram educação, ensino, deficiência visual, formação de professores e alunos, e ensino de química e física. O estudo realça o papel do ENALIC como importante canal de comunicação científica na área de educação e sugere futuras análises das produções científicas sobre a temática para mapear tendências e redes de autoria."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3166_TB1280_20112023080514.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "oliveira.carlos@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103756
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1280
    "inscrito_id" => 3166
    "titulo" => "PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ANÁLISE DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS (ENALIC)"
    "resumo" => "O artigo analisa pesquisas sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). Busca entender como essa temática é tratada por educadores, pesquisadores e estudantes. Foram estudadas as edições VI, VII e VIII (2016, 2018 e 2021) do ENALIC, com foco em trabalhos relacionados à inclusão de PcD. Utilizou termos-chave nos títulos para identificar os trabalhos e confirmou o foco através dos resumos. Encontrou um total de 3.841 trabalhos nas três edições. Sobre inclusão de PcD, apenas 1,6% das publicações abordaram o tema, com 60 trabalhos nas três edições. 198 autores de 51 instituições diferentes foram identificados, com destaque para seis instituições. Os tópicos mais abordados nos trabalhos incluíram educação, ensino, deficiência visual, formação de professores e alunos, e ensino de química e física. O estudo realça o papel do ENALIC como importante canal de comunicação científica na área de educação e sugere futuras análises das produções científicas sobre a temática para mapear tendências e redes de autoria."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3166_TB1280_20112023080514.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "oliveira.carlos@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O artigo analisa pesquisas sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) nos anais do Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC). Busca entender como essa temática é tratada por educadores, pesquisadores e estudantes. Foram estudadas as edições VI, VII e VIII (2016, 2018 e 2021) do ENALIC, com foco em trabalhos relacionados à inclusão de PcD. Utilizou termos-chave nos títulos para identificar os trabalhos e confirmou o foco através dos resumos. Encontrou um total de 3.841 trabalhos nas três edições. Sobre inclusão de PcD, apenas 1,6% das publicações abordaram o tema, com 60 trabalhos nas três edições. 198 autores de 51 instituições diferentes foram identificados, com destaque para seis instituições. Os tópicos mais abordados nos trabalhos incluíram educação, ensino, deficiência visual, formação de professores e alunos, e ensino de química e física. O estudo realça o papel do ENALIC como importante canal de comunicação científica na área de educação e sugere futuras análises das produções científicas sobre a temática para mapear tendências e redes de autoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.