Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MACRONUTRIENTES: UMA REGÊNCIA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103673
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1190
    "inscrito_id" => 6799
    "titulo" => "MACRONUTRIENTES: UMA REGÊNCIA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA"
    "resumo" => "A obesidade e o diabetes têm se manifestado em faixas etárias cada vez menores, na atualidade. Essas patologias estão diretamente relacionadas à alimentação incorreta. A escola, como espaço de formação crítica, pode oferecer atividades que colaborem para a superação desse problema. Este relato de experiência aborda uma sequência didática planejada e construída no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho é descrever e avaliar a sequência didática aplicada sobre o tema de macronutrientes junto a uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência contou com 3 etapas de 2 aulas de 45min. A primeira etapa apresentou o problema a partir da discussão de uma notícia falsa, seguida pela classificação de vários alimentos, a partir dos macronutrientes. Na segunda etapa os alunos construíram a pirâmide alimentar e realizaram pesquisas orientadas por residentes. Na etapa final, os alunos apresentaram seminários sobre as pesquisas realizadas, participaram de um experimento demonstrativo e construíram coletivamente, um mapa mental sobre os conceitos trabalhados. A regência foi construída e aplicada com a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação, o qual está ancorado na visão piagetiana com que os indivíduos constroem os conceitos científicos, bem como, no pensamento vigotskyano, que trata das interações sociais que ocorrem na sala de aula e são mediadas pelas ferramentas culturais. Os resultados do trabalho indicam que ocorreu melhora da compreensão dos conceitos trabalhados ao longo da regência, bem como, a adequada participação dos alunos em todas as atividades propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6799_TB1190_01092023081342.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandra.bdsilva@hotmail.con"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103673
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1190
    "inscrito_id" => 6799
    "titulo" => "MACRONUTRIENTES: UMA REGÊNCIA COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA"
    "resumo" => "A obesidade e o diabetes têm se manifestado em faixas etárias cada vez menores, na atualidade. Essas patologias estão diretamente relacionadas à alimentação incorreta. A escola, como espaço de formação crítica, pode oferecer atividades que colaborem para a superação desse problema. Este relato de experiência aborda uma sequência didática planejada e construída no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho é descrever e avaliar a sequência didática aplicada sobre o tema de macronutrientes junto a uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência contou com 3 etapas de 2 aulas de 45min. A primeira etapa apresentou o problema a partir da discussão de uma notícia falsa, seguida pela classificação de vários alimentos, a partir dos macronutrientes. Na segunda etapa os alunos construíram a pirâmide alimentar e realizaram pesquisas orientadas por residentes. Na etapa final, os alunos apresentaram seminários sobre as pesquisas realizadas, participaram de um experimento demonstrativo e construíram coletivamente, um mapa mental sobre os conceitos trabalhados. A regência foi construída e aplicada com a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação, o qual está ancorado na visão piagetiana com que os indivíduos constroem os conceitos científicos, bem como, no pensamento vigotskyano, que trata das interações sociais que ocorrem na sala de aula e são mediadas pelas ferramentas culturais. Os resultados do trabalho indicam que ocorreu melhora da compreensão dos conceitos trabalhados ao longo da regência, bem como, a adequada participação dos alunos em todas as atividades propostas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6799_TB1190_01092023081342.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandra.bdsilva@hotmail.con"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A obesidade e o diabetes têm se manifestado em faixas etárias cada vez menores, na atualidade. Essas patologias estão diretamente relacionadas à alimentação incorreta. A escola, como espaço de formação crítica, pode oferecer atividades que colaborem para a superação desse problema. Este relato de experiência aborda uma sequência didática planejada e construída no Programa de Residência Pedagógica. O objetivo deste trabalho é descrever e avaliar a sequência didática aplicada sobre o tema de macronutrientes junto a uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo. A regência contou com 3 etapas de 2 aulas de 45min. A primeira etapa apresentou o problema a partir da discussão de uma notícia falsa, seguida pela classificação de vários alimentos, a partir dos macronutrientes. Na segunda etapa os alunos construíram a pirâmide alimentar e realizaram pesquisas orientadas por residentes. Na etapa final, os alunos apresentaram seminários sobre as pesquisas realizadas, participaram de um experimento demonstrativo e construíram coletivamente, um mapa mental sobre os conceitos trabalhados. A regência foi construída e aplicada com a abordagem do Ensino de Ciências por Investigação, o qual está ancorado na visão piagetiana com que os indivíduos constroem os conceitos científicos, bem como, no pensamento vigotskyano, que trata das interações sociais que ocorrem na sala de aula e são mediadas pelas ferramentas culturais. Os resultados do trabalho indicam que ocorreu melhora da compreensão dos conceitos trabalhados ao longo da regência, bem como, a adequada participação dos alunos em todas as atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.