Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

GINCANA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103581
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 7371
    "titulo" => "GINCANA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE"
    "resumo" => "A avaliação escolar pode ser entendida também como um momento de aprendizagem, especialmente quando inserida em cursos de formação de professores. Suscitados por reflexões sobre as avaliações atuais aplicadas em suas disciplinas, um grupo de docentes experimenta a realização de uma gincana como forma avaliativa no Curso de Licenciatura em Matemática, considerando que o brincar tem importante papel na formação do professor. O presente relato de experiência tem o objetivo de discutir algumas questões relacionadas à gincana, refletindo sobre a experiência de realizá-la em dois momentos distintos, em diferentes formatos e turmas. Após a reflexão, concluímos que o trabalho colaborativo evidenciou a contribuição individual dos estudantes ao passo que os fortaleceu enquanto grupo. O grupo de alunos envolvidos também ressignificou o momento da avaliação, por vezes entendida como um momento estressante e exclusivo para nota, compreendendo-a como momento de aprendizagem e desafio. Ainda que muito tenha sido refletido sobre a gincana como forma de avaliação no Ensino Superior, outras reflexões importantes são sugeridas para trabalhos futuros como o sentimento dos discentes em serem avaliados em um formato tão livre, sem o docente presente em todas as etapas e sem a formalidade do registro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7371_TB1074_31082023200446.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA CORRÊA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Ligia Corrêa"
    "autor_email" => "li.correasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103581
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1074
    "inscrito_id" => 7371
    "titulo" => "GINCANA PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE"
    "resumo" => "A avaliação escolar pode ser entendida também como um momento de aprendizagem, especialmente quando inserida em cursos de formação de professores. Suscitados por reflexões sobre as avaliações atuais aplicadas em suas disciplinas, um grupo de docentes experimenta a realização de uma gincana como forma avaliativa no Curso de Licenciatura em Matemática, considerando que o brincar tem importante papel na formação do professor. O presente relato de experiência tem o objetivo de discutir algumas questões relacionadas à gincana, refletindo sobre a experiência de realizá-la em dois momentos distintos, em diferentes formatos e turmas. Após a reflexão, concluímos que o trabalho colaborativo evidenciou a contribuição individual dos estudantes ao passo que os fortaleceu enquanto grupo. O grupo de alunos envolvidos também ressignificou o momento da avaliação, por vezes entendida como um momento estressante e exclusivo para nota, compreendendo-a como momento de aprendizagem e desafio. Ainda que muito tenha sido refletido sobre a gincana como forma de avaliação no Ensino Superior, outras reflexões importantes são sugeridas para trabalhos futuros como o sentimento dos discentes em serem avaliados em um formato tão livre, sem o docente presente em todas as etapas e sem a formalidade do registro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7371_TB1074_31082023200446.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIGIA CORRÊA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "Ligia Corrêa"
    "autor_email" => "li.correasouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A avaliação escolar pode ser entendida também como um momento de aprendizagem, especialmente quando inserida em cursos de formação de professores. Suscitados por reflexões sobre as avaliações atuais aplicadas em suas disciplinas, um grupo de docentes experimenta a realização de uma gincana como forma avaliativa no Curso de Licenciatura em Matemática, considerando que o brincar tem importante papel na formação do professor. O presente relato de experiência tem o objetivo de discutir algumas questões relacionadas à gincana, refletindo sobre a experiência de realizá-la em dois momentos distintos, em diferentes formatos e turmas. Após a reflexão, concluímos que o trabalho colaborativo evidenciou a contribuição individual dos estudantes ao passo que os fortaleceu enquanto grupo. O grupo de alunos envolvidos também ressignificou o momento da avaliação, por vezes entendida como um momento estressante e exclusivo para nota, compreendendo-a como momento de aprendizagem e desafio. Ainda que muito tenha sido refletido sobre a gincana como forma de avaliação no Ensino Superior, outras reflexões importantes são sugeridas para trabalhos futuros como o sentimento dos discentes em serem avaliados em um formato tão livre, sem o docente presente em todas as etapas e sem a formalidade do registro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.