Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONHECENDO OS SERES EUCARIONTES: A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103576
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 3665
    "titulo" => "CONHECENDO OS SERES EUCARIONTES: A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As práticas foram realizadas pelo residente do Programa Residência Pedagógica com uma turma de 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado ao ensino técnico do curso de mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Para isso, foram realizadas duas aulas práticas laboratoriais que visem o manuseio de microscópios ópticos, e a compreensão acerca dos diferentes tipos celulares, principais características que assemelham e diferem as células animal presentes no tecido epitelial descamativo da mucosa bucal humana das células vegetais presentes na epiderme da cebola (Allium cepa), além da visualização de protozoários que foram cultivados pelo período de uma semana a partir das folhas de alface as quais foram adquiridas em uma feira num bairro local e também a observação de protozoários presentes em águas empoçadas na própria instituição. Sendo assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência adquirida pelo residente antes, durante e após a realização das aulas práticas dos conteúdos trabalhos em sala de aula. Durante o tempo de exercício das aulas práticas foi observado que os aluno demonstraram bastante participação e interesse nos conteúdos que são abordados em sala de aula, sempre relatando situações do seu cotidiano ou de conhecimentos que lhes foram repassados anteriormente à aula, podendo assim, fazer relação desses conhecimentos com os assuntos trabalhados. Com isso, é de suma importância que o professor tenha a prática de contextualização do conhecimento científico com o conhecimento cotidiano, estabelecendo práticas pedagógicas que visem ama melhora no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3665_TB1067_31082023195500.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAL ESCOLASTICO DA PAIXÃO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAL PAIXÂO"
    "autor_email" => "juniorjppaixao@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103576
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1067
    "inscrito_id" => 3665
    "titulo" => "CONHECENDO OS SERES EUCARIONTES: A IMPORTÂNCIA DE AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "As práticas foram realizadas pelo residente do Programa Residência Pedagógica com uma turma de 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado ao ensino técnico do curso de mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Para isso, foram realizadas duas aulas práticas laboratoriais que visem o manuseio de microscópios ópticos, e a compreensão acerca dos diferentes tipos celulares, principais características que assemelham e diferem as células animal presentes no tecido epitelial descamativo da mucosa bucal humana das células vegetais presentes na epiderme da cebola (Allium cepa), além da visualização de protozoários que foram cultivados pelo período de uma semana a partir das folhas de alface as quais foram adquiridas em uma feira num bairro local e também a observação de protozoários presentes em águas empoçadas na própria instituição. Sendo assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência adquirida pelo residente antes, durante e após a realização das aulas práticas dos conteúdos trabalhos em sala de aula. Durante o tempo de exercício das aulas práticas foi observado que os aluno demonstraram bastante participação e interesse nos conteúdos que são abordados em sala de aula, sempre relatando situações do seu cotidiano ou de conhecimentos que lhes foram repassados anteriormente à aula, podendo assim, fazer relação desses conhecimentos com os assuntos trabalhados. Com isso, é de suma importância que o professor tenha a prática de contextualização do conhecimento científico com o conhecimento cotidiano, estabelecendo práticas pedagógicas que visem ama melhora no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3665_TB1067_31082023195500.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVAL ESCOLASTICO DA PAIXÃO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVAL PAIXÂO"
    "autor_email" => "juniorjppaixao@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

As práticas foram realizadas pelo residente do Programa Residência Pedagógica com uma turma de 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado ao ensino técnico do curso de mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Para isso, foram realizadas duas aulas práticas laboratoriais que visem o manuseio de microscópios ópticos, e a compreensão acerca dos diferentes tipos celulares, principais características que assemelham e diferem as células animal presentes no tecido epitelial descamativo da mucosa bucal humana das células vegetais presentes na epiderme da cebola (Allium cepa), além da visualização de protozoários que foram cultivados pelo período de uma semana a partir das folhas de alface as quais foram adquiridas em uma feira num bairro local e também a observação de protozoários presentes em águas empoçadas na própria instituição. Sendo assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência adquirida pelo residente antes, durante e após a realização das aulas práticas dos conteúdos trabalhos em sala de aula. Durante o tempo de exercício das aulas práticas foi observado que os aluno demonstraram bastante participação e interesse nos conteúdos que são abordados em sala de aula, sempre relatando situações do seu cotidiano ou de conhecimentos que lhes foram repassados anteriormente à aula, podendo assim, fazer relação desses conhecimentos com os assuntos trabalhados. Com isso, é de suma importância que o professor tenha a prática de contextualização do conhecimento científico com o conhecimento cotidiano, estabelecendo práticas pedagógicas que visem ama melhora no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.