Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE POLUIÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103518
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 2515
    "titulo" => "O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE POLUIÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica é um projeto que tem como objetivo envolver os acadêmicos que estão cursando licenciatura no cotidiano de uma escola e de uma sala de aula. O programa teve início no curso de Ciências Biológicas do Setor Palotina no ano de 2022. As alunas que foram designadas à escola Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), juntamente com o professor preceptor de Biologia, realizaram uma oficina com o tema poluição na qual a primeira etapa foi apresentar para os alunos algumas definições e conceitos importantes, tais como: Qual é a diferença de desastre ambiental e crime ambiental; O que é poluição e quais são os tipos de poluição. Para finalizar realizamos uma atividade na qual foi entregue uma folha de sulfite para cada aluno, nesta folha eles poderiam desenhar ou fazer um relato sobre poluição observadas no seu dia a dia. O tema selecionado foi muito pertinente, tanto para desenvolver esse pensamento crítico nos alunos, quanto para os residentes que aplicaram essa oficina. Esta prática pedagógica trouxe resultados satisfatórios e foi uma forma de fazer com que os alunos interagissem. Demonstra também que a Residência Pedagógica proporciona aos residentes a construção do conhecimento para além dos muros da Universidade, possibilitando que os acadêmicos analisem e vivenciem o cotidiano do professor, observando as dificuldades e os prazeres da profissão. Esses fatores são essenciais na formação profissional, intelectual e até mesmo pessoal, em que proporcionam aos residentes conhecimentos sobre a futura área de atuação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2515_TB997_31082023173648.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINA MONTEIRO PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "CARINA"
    "autor_email" => "karolmonteiro18.km@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103518
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 997
    "inscrito_id" => 2515
    "titulo" => "O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RELATO DE UMA OFICINA SOBRE POLUIÇÃO"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica é um projeto que tem como objetivo envolver os acadêmicos que estão cursando licenciatura no cotidiano de uma escola e de uma sala de aula. O programa teve início no curso de Ciências Biológicas do Setor Palotina no ano de 2022. As alunas que foram designadas à escola Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), juntamente com o professor preceptor de Biologia, realizaram uma oficina com o tema poluição na qual a primeira etapa foi apresentar para os alunos algumas definições e conceitos importantes, tais como: Qual é a diferença de desastre ambiental e crime ambiental; O que é poluição e quais são os tipos de poluição. Para finalizar realizamos uma atividade na qual foi entregue uma folha de sulfite para cada aluno, nesta folha eles poderiam desenhar ou fazer um relato sobre poluição observadas no seu dia a dia. O tema selecionado foi muito pertinente, tanto para desenvolver esse pensamento crítico nos alunos, quanto para os residentes que aplicaram essa oficina. Esta prática pedagógica trouxe resultados satisfatórios e foi uma forma de fazer com que os alunos interagissem. Demonstra também que a Residência Pedagógica proporciona aos residentes a construção do conhecimento para além dos muros da Universidade, possibilitando que os acadêmicos analisem e vivenciem o cotidiano do professor, observando as dificuldades e os prazeres da profissão. Esses fatores são essenciais na formação profissional, intelectual e até mesmo pessoal, em que proporcionam aos residentes conhecimentos sobre a futura área de atuação."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID2515_TB997_31082023173648.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARINA MONTEIRO PACHECO"
    "autor_nome_curto" => "CARINA"
    "autor_email" => "karolmonteiro18.km@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica é um projeto que tem como objetivo envolver os acadêmicos que estão cursando licenciatura no cotidiano de uma escola e de uma sala de aula. O programa teve início no curso de Ciências Biológicas do Setor Palotina no ano de 2022. As alunas que foram designadas à escola Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA), juntamente com o professor preceptor de Biologia, realizaram uma oficina com o tema poluição na qual a primeira etapa foi apresentar para os alunos algumas definições e conceitos importantes, tais como: Qual é a diferença de desastre ambiental e crime ambiental; O que é poluição e quais são os tipos de poluição. Para finalizar realizamos uma atividade na qual foi entregue uma folha de sulfite para cada aluno, nesta folha eles poderiam desenhar ou fazer um relato sobre poluição observadas no seu dia a dia. O tema selecionado foi muito pertinente, tanto para desenvolver esse pensamento crítico nos alunos, quanto para os residentes que aplicaram essa oficina. Esta prática pedagógica trouxe resultados satisfatórios e foi uma forma de fazer com que os alunos interagissem. Demonstra também que a Residência Pedagógica proporciona aos residentes a construção do conhecimento para além dos muros da Universidade, possibilitando que os acadêmicos analisem e vivenciem o cotidiano do professor, observando as dificuldades e os prazeres da profissão. Esses fatores são essenciais na formação profissional, intelectual e até mesmo pessoal, em que proporcionam aos residentes conhecimentos sobre a futura área de atuação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.