Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103439
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 891
    "inscrito_id" => 1736
    "titulo" => "PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG"
    "resumo" => "Introdução: A questão da acessibilidade nas escolas brasileiras tem ganhado crescente atenção. No entanto, apesar desses avanços, a falta de acessibilidade persiste em várias instituições educacionais brasileiras. Objetivo: traçar um perfil sobre a acessibilidade na educação da rede pública da cidade de Diamantina – MG. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, composta por 7 (sete) escolas públicas de Educação Básica do município de Diamantina – MG, foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: A partir dos dados coletados das questões fechadas do questionário enviado às escolas, pode-se verificar que das 7 (sete) escolas, 5 (cinco) – 71,4% possui entre 1 e 10 estudantes com deficiência e/ou transtorno matriculado. Somente 1 escola possui entre 11 e 20 estudantes (14,3%) e uma entre 21 e 30 estudantes. Pode-se perceber que há estudantes com Deficiência e/ou transtornos matriculados em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações Finais: foi possível depreender que o público alvo da Educação Especial, em sua maioria, está matriculado nas escolas regulares, uma vez que este público está presente em todas as escolas pesquisadas. Dessa maneira, faz-se importante a presença e formação de profissionais de apoio aptos e capacitados a trabalharem com estes indivíduos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1736_TB891_20112023111901.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Schwenck"
    "autor_email" => "raquel.schwenck@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103439
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 891
    "inscrito_id" => 1736
    "titulo" => "PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG"
    "resumo" => "Introdução: A questão da acessibilidade nas escolas brasileiras tem ganhado crescente atenção. No entanto, apesar desses avanços, a falta de acessibilidade persiste em várias instituições educacionais brasileiras. Objetivo: traçar um perfil sobre a acessibilidade na educação da rede pública da cidade de Diamantina – MG. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, composta por 7 (sete) escolas públicas de Educação Básica do município de Diamantina – MG, foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: A partir dos dados coletados das questões fechadas do questionário enviado às escolas, pode-se verificar que das 7 (sete) escolas, 5 (cinco) – 71,4% possui entre 1 e 10 estudantes com deficiência e/ou transtorno matriculado. Somente 1 escola possui entre 11 e 20 estudantes (14,3%) e uma entre 21 e 30 estudantes. Pode-se perceber que há estudantes com Deficiência e/ou transtornos matriculados em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações Finais: foi possível depreender que o público alvo da Educação Especial, em sua maioria, está matriculado nas escolas regulares, uma vez que este público está presente em todas as escolas pesquisadas. Dessa maneira, faz-se importante a presença e formação de profissionais de apoio aptos e capacitados a trabalharem com estes indivíduos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1736_TB891_20112023111901.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Raquel Schwenck"
    "autor_email" => "raquel.schwenck@ufvjm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Introdução: A questão da acessibilidade nas escolas brasileiras tem ganhado crescente atenção. No entanto, apesar desses avanços, a falta de acessibilidade persiste em várias instituições educacionais brasileiras. Objetivo: traçar um perfil sobre a acessibilidade na educação da rede pública da cidade de Diamantina – MG. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, composta por 7 (sete) escolas públicas de Educação Básica do município de Diamantina – MG, foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: A partir dos dados coletados das questões fechadas do questionário enviado às escolas, pode-se verificar que das 7 (sete) escolas, 5 (cinco) – 71,4% possui entre 1 e 10 estudantes com deficiência e/ou transtorno matriculado. Somente 1 escola possui entre 11 e 20 estudantes (14,3%) e uma entre 21 e 30 estudantes. Pode-se perceber que há estudantes com Deficiência e/ou transtornos matriculados em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações Finais: foi possível depreender que o público alvo da Educação Especial, em sua maioria, está matriculado nas escolas regulares, uma vez que este público está presente em todas as escolas pesquisadas. Dessa maneira, faz-se importante a presença e formação de profissionais de apoio aptos e capacitados a trabalharem com estes indivíduos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.