Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103431
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 883
    "inscrito_id" => 2745
    "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se desenvolvido como um importante aliado na formação de licenciandos, tendo em vista sua proposta de aproximar a universidade, representada pelos pibidianos, e a Educação Básica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as oportunidades que o PIBID proporciona aos estudantes que dele participam. Realizamos nosso estudo a partir da análise da atuação de bolsistas do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Procuramos refletir sobre o ensino de história, suas possibilidades e desafios e as contribuições do PIBID para a formação de futuros professores. Deste modo, refletimos sobre metodologias, recursos didáticos, habilidades e experiências problematizadas, postas em prática e adquiridas no decorrer do programa. Além de suscitar reflexões a respeito do ensino da história e a contribuição do PIBID; percebido como recurso para a inserção e desenvolvimento de novas formas de atuação no processo de ensino do qual se tornam protagonistas. Autores como Bittencourt (2001), Schmitd (2004), Prost (2007), entre outros foram consultados para sustentação deste trabalho; além destes, subsidiamos a ação em Verena Albert (1996, 2004) com a metodologia para entrevistas e Malinowski (1978) para pesquisa de campo. Portanto, após a realização da pesquisa, concluiu-se que o programa tem se demonstrado bastante importante no processo de formação de docentes e discentes no âmbito de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2745_TB883_31082023135705.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUAN DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Kauan"
    "autor_email" => "kauandeoliveira9321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103431
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 883
    "inscrito_id" => 2745
    "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE HISTÓRIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE AJUDAM NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se desenvolvido como um importante aliado na formação de licenciandos, tendo em vista sua proposta de aproximar a universidade, representada pelos pibidianos, e a Educação Básica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as oportunidades que o PIBID proporciona aos estudantes que dele participam. Realizamos nosso estudo a partir da análise da atuação de bolsistas do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Procuramos refletir sobre o ensino de história, suas possibilidades e desafios e as contribuições do PIBID para a formação de futuros professores. Deste modo, refletimos sobre metodologias, recursos didáticos, habilidades e experiências problematizadas, postas em prática e adquiridas no decorrer do programa. Além de suscitar reflexões a respeito do ensino da história e a contribuição do PIBID; percebido como recurso para a inserção e desenvolvimento de novas formas de atuação no processo de ensino do qual se tornam protagonistas. Autores como Bittencourt (2001), Schmitd (2004), Prost (2007), entre outros foram consultados para sustentação deste trabalho; além destes, subsidiamos a ação em Verena Albert (1996, 2004) com a metodologia para entrevistas e Malinowski (1978) para pesquisa de campo. Portanto, após a realização da pesquisa, concluiu-se que o programa tem se demonstrado bastante importante no processo de formação de docentes e discentes no âmbito de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID2745_TB883_31082023135705.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUAN DE OLIVEIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Kauan"
    "autor_email" => "kauandeoliveira9321@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se desenvolvido como um importante aliado na formação de licenciandos, tendo em vista sua proposta de aproximar a universidade, representada pelos pibidianos, e a Educação Básica. Nesse sentido, este artigo visa analisar as oportunidades que o PIBID proporciona aos estudantes que dele participam. Realizamos nosso estudo a partir da análise da atuação de bolsistas do curso de História da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Procuramos refletir sobre o ensino de história, suas possibilidades e desafios e as contribuições do PIBID para a formação de futuros professores. Deste modo, refletimos sobre metodologias, recursos didáticos, habilidades e experiências problematizadas, postas em prática e adquiridas no decorrer do programa. Além de suscitar reflexões a respeito do ensino da história e a contribuição do PIBID; percebido como recurso para a inserção e desenvolvimento de novas formas de atuação no processo de ensino do qual se tornam protagonistas. Autores como Bittencourt (2001), Schmitd (2004), Prost (2007), entre outros foram consultados para sustentação deste trabalho; além destes, subsidiamos a ação em Verena Albert (1996, 2004) com a metodologia para entrevistas e Malinowski (1978) para pesquisa de campo. Portanto, após a realização da pesquisa, concluiu-se que o programa tem se demonstrado bastante importante no processo de formação de docentes e discentes no âmbito de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.