Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO INTERATIVA, CONEXÕES HISTÓRICAS E REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103388
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 3804
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA, CONEXÕES HISTÓRICAS E REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de uma abordagem inovadora de ensino e aprendizagem, utilizando um quiz interativo na plataforma Kahoot para tratar da abolição da escravatura. Embasado em autores como Paulo Freire, bem como na participação ativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o trabalho visa estimular o conhecimento histórico, as reflexões sociológicas e a sensibilização para os direitos humanos, entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia de ensino utilizada, combina a aplicação do quiz com debates em grande grupo em sala de aula. Os resultados evidenciam que a estratégia do quiz interativo promove o engajamento e a compreensão dos alunos sobre a abolição da escravatura, enquanto as análises sociológicas ressaltam as consequências históricas ainda presentes nas estruturas sociais contemporâneas. Nesse contexto, a educação mediada pela tecnologia torna-se uma ferramenta poderosa para a inovação das práticas pedagógicas, instigando a participação ativa dos alunos, a compreensão crítica dos eventos históricos e a reflexão sobre desigualdades sociais. Assim, conclui-se que a experiência de ensino e aprendizagem inovadora, realizada como ação do PIBID, contribui na preparação dos futuros educadores para uma docência mais sensível, informada e transformadora."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3804_TB832_16112023112844.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA LEMOS GRINGS"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA GRINGS"
    "autor_email" => "jessicagrings.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103388
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 832
    "inscrito_id" => 3804
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERATIVA, CONEXÕES HISTÓRICAS E REFLEXÕES SOCIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência de uma abordagem inovadora de ensino e aprendizagem, utilizando um quiz interativo na plataforma Kahoot para tratar da abolição da escravatura. Embasado em autores como Paulo Freire, bem como na participação ativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o trabalho visa estimular o conhecimento histórico, as reflexões sociológicas e a sensibilização para os direitos humanos, entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia de ensino utilizada, combina a aplicação do quiz com debates em grande grupo em sala de aula. Os resultados evidenciam que a estratégia do quiz interativo promove o engajamento e a compreensão dos alunos sobre a abolição da escravatura, enquanto as análises sociológicas ressaltam as consequências históricas ainda presentes nas estruturas sociais contemporâneas. Nesse contexto, a educação mediada pela tecnologia torna-se uma ferramenta poderosa para a inovação das práticas pedagógicas, instigando a participação ativa dos alunos, a compreensão crítica dos eventos históricos e a reflexão sobre desigualdades sociais. Assim, conclui-se que a experiência de ensino e aprendizagem inovadora, realizada como ação do PIBID, contribui na preparação dos futuros educadores para uma docência mais sensível, informada e transformadora."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3804_TB832_16112023112844.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA LEMOS GRINGS"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA GRINGS"
    "autor_email" => "jessicagrings.aluno@unipampa.edu.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo é um relato de experiência de uma abordagem inovadora de ensino e aprendizagem, utilizando um quiz interativo na plataforma Kahoot para tratar da abolição da escravatura. Embasado em autores como Paulo Freire, bem como na participação ativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o trabalho visa estimular o conhecimento histórico, as reflexões sociológicas e a sensibilização para os direitos humanos, entre os estudantes do Ensino Médio. A metodologia de ensino utilizada, combina a aplicação do quiz com debates em grande grupo em sala de aula. Os resultados evidenciam que a estratégia do quiz interativo promove o engajamento e a compreensão dos alunos sobre a abolição da escravatura, enquanto as análises sociológicas ressaltam as consequências históricas ainda presentes nas estruturas sociais contemporâneas. Nesse contexto, a educação mediada pela tecnologia torna-se uma ferramenta poderosa para a inovação das práticas pedagógicas, instigando a participação ativa dos alunos, a compreensão crítica dos eventos históricos e a reflexão sobre desigualdades sociais. Assim, conclui-se que a experiência de ensino e aprendizagem inovadora, realizada como ação do PIBID, contribui na preparação dos futuros educadores para uma docência mais sensível, informada e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.