Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESCAPE ROOM PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UTFPR - LONDRINA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103369
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 6593
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESCAPE ROOM PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UTFPR - LONDRINA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, o uso de jogos tem se tornado muito popular dentro das salas de aula de Química e amplamente discutido nos cursos de formação de professores como potente recurso didático que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem. Dentre os jogos existentes, Escape Room é uma possibilidade que pode ser trabalhada. Neste tipo de jogo, que consiste em uma sala temática imersiva, um grupo de jogadores deve, a partir de uma situação-problema proposta, solucionar enigmas com o objetivo de escapar da sala antes que o tempo acabe. Este trabalho tem como finalidade de identificar e discutir contribuições da produção e aplicação de uma Escape Room na construção da identidade docente de graduandos em Química, participantes do Projeto Licenciando promovido pela UTPFR – campus Londrina. Para tanto, entrevistas remotas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado, foram realizadas com quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da referida instituição que participaram da elaboração e aplicação de uma Escape Room para estudantes da educação básica do município de Londrina. A pesquisa foi classificada como descritiva, uma vez que envolveu o estudo das narrativas produzidas por estes licenciandos de acordo com a realidade vivenciada. Ao dar voz a estes licenciandos, percebeu-se que a produção e aplicação da Escape Room em escolas estimulou o interesse e a motivação para aprender sobre a docência. Logo, concluiu-se que este tipo de experiência trouxe grandes contribuições formativas aos professores em formação e que são essenciais enquanto pontos afirmativos e transformativos para construção da identidade docente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6593_TB810_31082023110155.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONATAN HENRIQUE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JHONATAN"
    "autor_email" => "jhohenrique02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103369
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 6593
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA ESCAPE ROOM PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UTFPR - LONDRINA"
    "resumo" => "Nos últimos anos, o uso de jogos tem se tornado muito popular dentro das salas de aula de Química e amplamente discutido nos cursos de formação de professores como potente recurso didático que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem. Dentre os jogos existentes, Escape Room é uma possibilidade que pode ser trabalhada. Neste tipo de jogo, que consiste em uma sala temática imersiva, um grupo de jogadores deve, a partir de uma situação-problema proposta, solucionar enigmas com o objetivo de escapar da sala antes que o tempo acabe. Este trabalho tem como finalidade de identificar e discutir contribuições da produção e aplicação de uma Escape Room na construção da identidade docente de graduandos em Química, participantes do Projeto Licenciando promovido pela UTPFR – campus Londrina. Para tanto, entrevistas remotas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado, foram realizadas com quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da referida instituição que participaram da elaboração e aplicação de uma Escape Room para estudantes da educação básica do município de Londrina. A pesquisa foi classificada como descritiva, uma vez que envolveu o estudo das narrativas produzidas por estes licenciandos de acordo com a realidade vivenciada. Ao dar voz a estes licenciandos, percebeu-se que a produção e aplicação da Escape Room em escolas estimulou o interesse e a motivação para aprender sobre a docência. Logo, concluiu-se que este tipo de experiência trouxe grandes contribuições formativas aos professores em formação e que são essenciais enquanto pontos afirmativos e transformativos para construção da identidade docente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6593_TB810_31082023110155.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONATAN HENRIQUE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "JHONATAN"
    "autor_email" => "jhohenrique02@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Nos últimos anos, o uso de jogos tem se tornado muito popular dentro das salas de aula de Química e amplamente discutido nos cursos de formação de professores como potente recurso didático que auxilia nos processos de ensino-aprendizagem. Dentre os jogos existentes, Escape Room é uma possibilidade que pode ser trabalhada. Neste tipo de jogo, que consiste em uma sala temática imersiva, um grupo de jogadores deve, a partir de uma situação-problema proposta, solucionar enigmas com o objetivo de escapar da sala antes que o tempo acabe. Este trabalho tem como finalidade de identificar e discutir contribuições da produção e aplicação de uma Escape Room na construção da identidade docente de graduandos em Química, participantes do Projeto Licenciando promovido pela UTPFR – campus Londrina. Para tanto, entrevistas remotas, conduzidas com base em um roteiro semiestruturado, foram realizadas com quatro acadêmicos do curso de Licenciatura em Química da referida instituição que participaram da elaboração e aplicação de uma Escape Room para estudantes da educação básica do município de Londrina. A pesquisa foi classificada como descritiva, uma vez que envolveu o estudo das narrativas produzidas por estes licenciandos de acordo com a realidade vivenciada. Ao dar voz a estes licenciandos, percebeu-se que a produção e aplicação da Escape Room em escolas estimulou o interesse e a motivação para aprender sobre a docência. Logo, concluiu-se que este tipo de experiência trouxe grandes contribuições formativas aos professores em formação e que são essenciais enquanto pontos afirmativos e transformativos para construção da identidade docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.