Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A PRÁXIS DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103347
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A PRÁXIS DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ"
    "resumo" => "Este artigo é resultado do trabalho no Subprojeto de Sociologia do Programa Nacional de Formação Docente da CAPES, denominado de Residência Pedagógica. As atividades foram realizadas na Universidade do Estado do Par, Campus XI de São Miguel do Guamá-PA. O Subprojeto de Sociologia foi realizado no período de 2021 a 2022, tendo como tema principal a práxis docente e o método da transposição didática. O objeto deste trabalho se inspirou, enquanto delimitação, no processo didático em que os residentes do subprojeto, licenciandos em Ciências Sociais, colocam em prática o processo de transposição didática, em que se deslocam da condição de discentes para a experimentação da docência, mantendo a posição de discente, ou seja, os discentes-residentes, buscaram o ponto de equilíbrio em que a licenciatura se ambienta com a regência para contribuir com a formação docente, a realizar um ciclo na práxis da formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65cf9b9e43d8d_16022024143006.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => "2024-02-16 14:30:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL PEREIRA"
    "autor_email" => "rmrp.pereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103347
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 784
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "A PRÁXIS DOCENTE: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA EM SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PARÁ"
    "resumo" => "Este artigo é resultado do trabalho no Subprojeto de Sociologia do Programa Nacional de Formação Docente da CAPES, denominado de Residência Pedagógica. As atividades foram realizadas na Universidade do Estado do Par, Campus XI de São Miguel do Guamá-PA. O Subprojeto de Sociologia foi realizado no período de 2021 a 2022, tendo como tema principal a práxis docente e o método da transposição didática. O objeto deste trabalho se inspirou, enquanto delimitação, no processo didático em que os residentes do subprojeto, licenciandos em Ciências Sociais, colocam em prática o processo de transposição didática, em que se deslocam da condição de discentes para a experimentação da docência, mantendo a posição de discente, ou seja, os discentes-residentes, buscaram o ponto de equilíbrio em que a licenciatura se ambienta com a regência para contribuir com a formação docente, a realizar um ciclo na práxis da formação docente."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65cf9b9e43d8d_16022024143006.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => "2024-02-16 14:30:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MIGUEL PEREIRA"
    "autor_email" => "rmrp.pereira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho no Subprojeto de Sociologia do Programa Nacional de Formação Docente da CAPES, denominado de Residência Pedagógica. As atividades foram realizadas na Universidade do Estado do Par, Campus XI de São Miguel do Guamá-PA. O Subprojeto de Sociologia foi realizado no período de 2021 a 2022, tendo como tema principal a práxis docente e o método da transposição didática. O objeto deste trabalho se inspirou, enquanto delimitação, no processo didático em que os residentes do subprojeto, licenciandos em Ciências Sociais, colocam em prática o processo de transposição didática, em que se deslocam da condição de discentes para a experimentação da docência, mantendo a posição de discente, ou seja, os discentes-residentes, buscaram o ponto de equilíbrio em que a licenciatura se ambienta com a regência para contribuir com a formação docente, a realizar um ciclo na práxis da formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.