Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS DO USO DE FILMES NO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103336
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 770
    "inscrito_id" => 6978
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO USO DE FILMES NO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)"
    "resumo" => "Este estudo objetivou investigar a eficiência do uso de filmes por professores do ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte do estado do Amazonas, enfatizando os tipos de filmes, as formas de uso e os efeitos dessa ferramenta nas aulas de Ciências da Natureza. A pesquisa desenvolvida neste estudo é do tipo qualitativa. Entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino fundamental I e Educação Infantil do município de Nova Olinda do Norte. Um questionário com perguntas abertas foi utilizado nas entrevistas com os docentes e as respostas foram categorizadas e tabuladas de forma sistemática para avaliar o uso de recursos audiovisuais nas aulas, os tipos de filmes, e os efeitos que as atividades que envolvem esse tipo de ferramenta lúdica tem causado no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que todos os professores já usaram ou conhecem professores que usam os filmes como ferramenta pedagógica em sua prática escolar nas escolas em Nova Olinda do Norte. As aulas de Ciências podem ser mais atrativas, porém cabe ao professor saber conduzir o uso dos recursos adequados, de acordo com o tema a abordar e o tempo que estiver disponível. Dessa forma, é necessário e fundamental que o professor planeje e adeque aos objetivos de suas aulas o uso dessa importante ferramenta de ensino, a fim de levar os saberes científicos para a sala de aula, dentro de um processo de ensino e aprendizado crítico, reflexivo, interativo e eficiente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6978_TB770_17112023001604.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER CASTRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ester Castro"
    "autor_email" => "cdsester3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103336
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 770
    "inscrito_id" => 6978
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO USO DE FILMES NO ENSINO FUNDAMENTAL POR PROFESSORES DE NOVA OLINDA DO NORTE (AMAZONAS)"
    "resumo" => "Este estudo objetivou investigar a eficiência do uso de filmes por professores do ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte do estado do Amazonas, enfatizando os tipos de filmes, as formas de uso e os efeitos dessa ferramenta nas aulas de Ciências da Natureza. A pesquisa desenvolvida neste estudo é do tipo qualitativa. Entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino fundamental I e Educação Infantil do município de Nova Olinda do Norte. Um questionário com perguntas abertas foi utilizado nas entrevistas com os docentes e as respostas foram categorizadas e tabuladas de forma sistemática para avaliar o uso de recursos audiovisuais nas aulas, os tipos de filmes, e os efeitos que as atividades que envolvem esse tipo de ferramenta lúdica tem causado no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que todos os professores já usaram ou conhecem professores que usam os filmes como ferramenta pedagógica em sua prática escolar nas escolas em Nova Olinda do Norte. As aulas de Ciências podem ser mais atrativas, porém cabe ao professor saber conduzir o uso dos recursos adequados, de acordo com o tema a abordar e o tempo que estiver disponível. Dessa forma, é necessário e fundamental que o professor planeje e adeque aos objetivos de suas aulas o uso dessa importante ferramenta de ensino, a fim de levar os saberes científicos para a sala de aula, dentro de um processo de ensino e aprendizado crítico, reflexivo, interativo e eficiente."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6978_TB770_17112023001604.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER CASTRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Ester Castro"
    "autor_email" => "cdsester3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este estudo objetivou investigar a eficiência do uso de filmes por professores do ensino fundamental de escolas públicas de Nova Olinda do Norte do estado do Amazonas, enfatizando os tipos de filmes, as formas de uso e os efeitos dessa ferramenta nas aulas de Ciências da Natureza. A pesquisa desenvolvida neste estudo é do tipo qualitativa. Entrevistas foram realizadas com cinco professores da rede pública de ensino fundamental I e Educação Infantil do município de Nova Olinda do Norte. Um questionário com perguntas abertas foi utilizado nas entrevistas com os docentes e as respostas foram categorizadas e tabuladas de forma sistemática para avaliar o uso de recursos audiovisuais nas aulas, os tipos de filmes, e os efeitos que as atividades que envolvem esse tipo de ferramenta lúdica tem causado no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Os resultados obtidos indicam que todos os professores já usaram ou conhecem professores que usam os filmes como ferramenta pedagógica em sua prática escolar nas escolas em Nova Olinda do Norte. As aulas de Ciências podem ser mais atrativas, porém cabe ao professor saber conduzir o uso dos recursos adequados, de acordo com o tema a abordar e o tempo que estiver disponível. Dessa forma, é necessário e fundamental que o professor planeje e adeque aos objetivos de suas aulas o uso dessa importante ferramenta de ensino, a fim de levar os saberes científicos para a sala de aula, dentro de um processo de ensino e aprendizado crítico, reflexivo, interativo e eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.