Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA COLABORATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO C^3: CONTAS E CONTOS COMBINAM.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103292
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA COLABORATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO C^3: CONTAS E CONTOS COMBINAM."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi realizado na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha localizada em Teixeiras – MG, com o objetivo de integrar teoria e prática por meio de projetos e atividades que desenvolvam a habilidade de docência dos licenciandos. Vale ressaltar um subprojeto "C³: Contas e Contos Combinam" que visa promover a interdisciplinaridade entre Matemática e Língua Portuguesa, utilizando a obra "O Homem que Calculava" de Júlio Cesar de Mello e Souza. A metodologia segue uma abordagem sequencial, partindo da motivação, introdução, leitura coletiva do capítulo e interpretação, com suporte de referências teóricas como "Conto com Contas" e "Matemática e Língua Materna". A atividade "caça ao tesouro", elaborada para avaliação do processo, trouxe entusiasmo, apesar de alguns desvios do planejado. Além disso, foi notado que alguns alunos pouco participam das aulas de Matemática, mas demonstraram maior envolvimento na atividade. Dificuldades na leitura do livro foram identificadas. Em resumo, o subprojeto precisa de maior foco para aprimorar o desenvolvimento dos alunos, especialmente em leitura, interpretação e resolução de problemas. Agradece-se a todos os envolvidos pelo suporte e colaboração no desenvolvimento do subprojeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID506_TB722_20112023002740.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DIAS FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Luiza"
    "autor_email" => "ana.l.franco@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103292
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 722
    "inscrito_id" => 506
    "titulo" => "A INTERDISCIPLINARIDADE COMO PROPOSTA COLABORATIVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE DO SUBPROJETO C^3: CONTAS E CONTOS COMBINAM."
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi realizado na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha localizada em Teixeiras – MG, com o objetivo de integrar teoria e prática por meio de projetos e atividades que desenvolvam a habilidade de docência dos licenciandos. Vale ressaltar um subprojeto "C³: Contas e Contos Combinam" que visa promover a interdisciplinaridade entre Matemática e Língua Portuguesa, utilizando a obra "O Homem que Calculava" de Júlio Cesar de Mello e Souza. A metodologia segue uma abordagem sequencial, partindo da motivação, introdução, leitura coletiva do capítulo e interpretação, com suporte de referências teóricas como "Conto com Contas" e "Matemática e Língua Materna". A atividade "caça ao tesouro", elaborada para avaliação do processo, trouxe entusiasmo, apesar de alguns desvios do planejado. Além disso, foi notado que alguns alunos pouco participam das aulas de Matemática, mas demonstraram maior envolvimento na atividade. Dificuldades na leitura do livro foram identificadas. Em resumo, o subprojeto precisa de maior foco para aprimorar o desenvolvimento dos alunos, especialmente em leitura, interpretação e resolução de problemas. Agradece-se a todos os envolvidos pelo suporte e colaboração no desenvolvimento do subprojeto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID506_TB722_20112023002740.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DIAS FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "Ana Luiza"
    "autor_email" => "ana.l.franco@ufv.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi realizado na Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha localizada em Teixeiras – MG, com o objetivo de integrar teoria e prática por meio de projetos e atividades que desenvolvam a habilidade de docência dos licenciandos. Vale ressaltar um subprojeto "C³: Contas e Contos Combinam" que visa promover a interdisciplinaridade entre Matemática e Língua Portuguesa, utilizando a obra "O Homem que Calculava" de Júlio Cesar de Mello e Souza. A metodologia segue uma abordagem sequencial, partindo da motivação, introdução, leitura coletiva do capítulo e interpretação, com suporte de referências teóricas como "Conto com Contas" e "Matemática e Língua Materna". A atividade "caça ao tesouro", elaborada para avaliação do processo, trouxe entusiasmo, apesar de alguns desvios do planejado. Além disso, foi notado que alguns alunos pouco participam das aulas de Matemática, mas demonstraram maior envolvimento na atividade. Dificuldades na leitura do livro foram identificadas. Em resumo, o subprojeto precisa de maior foco para aprimorar o desenvolvimento dos alunos, especialmente em leitura, interpretação e resolução de problemas. Agradece-se a todos os envolvidos pelo suporte e colaboração no desenvolvimento do subprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.