Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103288
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 6535
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6535_TB717_31082023004038.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DUARTE DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "Adriano Duarte"
    "autor_email" => "adrianoddalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103288
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 6535
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE IMERSÃO ESCOLAR COM O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: RELATO SOBRE O CONTEXTO SOCIAL, ESPAÇO E TEMPO NA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6535_TB717_31082023004038.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANO DUARTE DALMOLIN"
    "autor_nome_curto" => "Adriano Duarte"
    "autor_email" => "adrianoddalmolin@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP), financiado pela CAPES, oportuniza a vivência em sala de aula para estudantes de licenciatura contribuindo para a formação. Vinculado ao curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná, as atividades foram iniciadas em novembro de 2022, que se constituíram na universidade em reuniões de planejamento, estudo de livros e textos, além de outras atividades formativas; e nas escolas idas semanais para observação, planejamento e aplicação de planos de aula. O trabalho objetiva relatar as atividades que ocorreram no Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, localizado no bairro Sítio Cercado em Curitiba partindo da questão: como a imersão no espaço-tempo escolar contribui para formação de professores? Semanalmente foram realizadas observações focando na organização de estratégias pedagógicas. As atividades aconteceram em duas etapas: a observação participante das aulas de Geografia e realização de uma intervenção. Na observação, fez-se um estudo do Projeto Político Pedagógico e contexto geográfico e social da escola, seguido do acompanhamento das aulas da professora preceptora. Nesse acompanhamento, foi usado diário, fotos e vídeos para registrar atividades. A partir das observações foi feita uma intervenção em cinco turmas de 8º ano sobre “Desenvolvimento no continente americano”, usando fotos e mapa, tendo como produto um questionário e um mapa da América produzido com colagens. Esta intervenção estimulou a percepção geográfica sobre os diferentes níveis de desenvolvimento. Consideramos que essas experiências aproximaram a universidade da compreensão do docência nas dimensões didáticas, pedagógicas e sociais. Projetos como esse aprofundam vínculos com a realidade de estudantes, professores e comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.