Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATIVIDADES DE NIVLAMENTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO TARDIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103227
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "ATIVIDADES DE NIVLAMENTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO TARDIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, estenderemos nosso olhar para os adultos que dão continuidade aos seus estudos, normalmente depois de algum tempo sem essa rotina, pois ao retornarem às instituições de ensino, podem apresentar alguma defasagem em relação ao conhecimento das linguagens usadas, desta forma, pode ser necessário adaptar a metodologia de ensino para melhorar a aprendizagem desse perfil de aluno. O presente trabalho tem como principal objetivo, verificar se os alunos adultos sentem necessidade de que sejam desenvolvidas atividades direcionadas aos conhecimentos teóricos inicias como modo de melhorar a assimilação e acompanhamento dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química ao longo do curso. O referencial utilizado para construção do trabalho, foi direcionado para metodologias de ensino que preconizam a participação do aluno na construção do seu conhecimento e a busca de tornar o ensino mais atrativo e satisfatório. O método aplicado, se baseia em uma abordagem quali quantitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, e em um segundo momento coletados dados através de questionários on-line, divulgados em grupos de redes sociais para os estudantes de Licenciatura (Física, Química e Biologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus CAVG. Os resultados da pesquisa,apontam altos percentuais afirmando que os estudantes, acreditam que atividades de nivelamento voltadas aos vocabulários e conceitos basícos de Química, teriam colaborado no início dos estudos, diminuido as dificuldades em acompanhar os conteúdos e diminuindo as diferenças dos conhecimentos científicos entre os colegas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB641_30082023222846.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103227
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 641
    "inscrito_id" => 6397
    "titulo" => "ATIVIDADES DE NIVLAMENTO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO TARDIA"
    "resumo" => "Neste trabalho, estenderemos nosso olhar para os adultos que dão continuidade aos seus estudos, normalmente depois de algum tempo sem essa rotina, pois ao retornarem às instituições de ensino, podem apresentar alguma defasagem em relação ao conhecimento das linguagens usadas, desta forma, pode ser necessário adaptar a metodologia de ensino para melhorar a aprendizagem desse perfil de aluno. O presente trabalho tem como principal objetivo, verificar se os alunos adultos sentem necessidade de que sejam desenvolvidas atividades direcionadas aos conhecimentos teóricos inicias como modo de melhorar a assimilação e acompanhamento dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química ao longo do curso. O referencial utilizado para construção do trabalho, foi direcionado para metodologias de ensino que preconizam a participação do aluno na construção do seu conhecimento e a busca de tornar o ensino mais atrativo e satisfatório. O método aplicado, se baseia em uma abordagem quali quantitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, e em um segundo momento coletados dados através de questionários on-line, divulgados em grupos de redes sociais para os estudantes de Licenciatura (Física, Química e Biologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus CAVG. Os resultados da pesquisa,apontam altos percentuais afirmando que os estudantes, acreditam que atividades de nivelamento voltadas aos vocabulários e conceitos basícos de Química, teriam colaborado no início dos estudos, diminuido as dificuldades em acompanhar os conteúdos e diminuindo as diferenças dos conhecimentos científicos entre os colegas."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB641_30082023222846.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MICHELE"
    "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Neste trabalho, estenderemos nosso olhar para os adultos que dão continuidade aos seus estudos, normalmente depois de algum tempo sem essa rotina, pois ao retornarem às instituições de ensino, podem apresentar alguma defasagem em relação ao conhecimento das linguagens usadas, desta forma, pode ser necessário adaptar a metodologia de ensino para melhorar a aprendizagem desse perfil de aluno. O presente trabalho tem como principal objetivo, verificar se os alunos adultos sentem necessidade de que sejam desenvolvidas atividades direcionadas aos conhecimentos teóricos inicias como modo de melhorar a assimilação e acompanhamento dos conteúdos trabalhados na disciplina de Química ao longo do curso. O referencial utilizado para construção do trabalho, foi direcionado para metodologias de ensino que preconizam a participação do aluno na construção do seu conhecimento e a busca de tornar o ensino mais atrativo e satisfatório. O método aplicado, se baseia em uma abordagem quali quantitativa, sendo realizada uma pesquisa bibliográfica, e em um segundo momento coletados dados através de questionários on-line, divulgados em grupos de redes sociais para os estudantes de Licenciatura (Física, Química e Biologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus CAVG. Os resultados da pesquisa,apontam altos percentuais afirmando que os estudantes, acreditam que atividades de nivelamento voltadas aos vocabulários e conceitos basícos de Química, teriam colaborado no início dos estudos, diminuido as dificuldades em acompanhar os conteúdos e diminuindo as diferenças dos conhecimentos científicos entre os colegas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.