Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho exposto busca apresentar experiências vividas na sala do 1° ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto “Nunca mais um Brasil sem nós: pela honra e valorização dos povos indígenas”; na Escola Municipal Caio Passos, Parnaíba-PI. Abordando as práticas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado, alinhada ao programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco no processo de ensino aprendizagem por uma perspectiva do papel do professor, como mediador e facilitador, tendo em vista suas práticas metodológicas e conteúdos apresentados em sala de aula, corroborando para entendermos de que maneira as práticas desenvolvidas no âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social; participativo e autônomo dos alunos, fazendo-os perceberem seus papeis de agentes transformadores, tendo como consciência a função ativa durante as atividades desenvolvidas na escola, entendendo também como o projeto foi desenvolvido e acolhido na instituição de ensino; partindo da nossa percepção. A visão dos autores como Libâneo (1994), Freire (1996); Pimenta (1999), Hernandez e Ventura (1998) contribuem ao longo do trabalho, para maior entendimento acerca do assunto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID2604_TB634_06092023142048.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENIFFER GOMES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JHENIFFER"
    "autor_email" => "jhenifferlima@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103221
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 634
    "inscrito_id" => 2604
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho exposto busca apresentar experiências vividas na sala do 1° ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto “Nunca mais um Brasil sem nós: pela honra e valorização dos povos indígenas”; na Escola Municipal Caio Passos, Parnaíba-PI. Abordando as práticas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado, alinhada ao programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco no processo de ensino aprendizagem por uma perspectiva do papel do professor, como mediador e facilitador, tendo em vista suas práticas metodológicas e conteúdos apresentados em sala de aula, corroborando para entendermos de que maneira as práticas desenvolvidas no âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social; participativo e autônomo dos alunos, fazendo-os perceberem seus papeis de agentes transformadores, tendo como consciência a função ativa durante as atividades desenvolvidas na escola, entendendo também como o projeto foi desenvolvido e acolhido na instituição de ensino; partindo da nossa percepção. A visão dos autores como Libâneo (1994), Freire (1996); Pimenta (1999), Hernandez e Ventura (1998) contribuem ao longo do trabalho, para maior entendimento acerca do assunto."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID2604_TB634_06092023142048.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHENIFFER GOMES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JHENIFFER"
    "autor_email" => "jhenifferlima@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O trabalho exposto busca apresentar experiências vividas na sala do 1° ano do Ensino Fundamental, por meio do projeto “Nunca mais um Brasil sem nós: pela honra e valorização dos povos indígenas”; na Escola Municipal Caio Passos, Parnaíba-PI. Abordando as práticas desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado, alinhada ao programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com foco no processo de ensino aprendizagem por uma perspectiva do papel do professor, como mediador e facilitador, tendo em vista suas práticas metodológicas e conteúdos apresentados em sala de aula, corroborando para entendermos de que maneira as práticas desenvolvidas no âmbito educacional contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social; participativo e autônomo dos alunos, fazendo-os perceberem seus papeis de agentes transformadores, tendo como consciência a função ativa durante as atividades desenvolvidas na escola, entendendo também como o projeto foi desenvolvido e acolhido na instituição de ensino; partindo da nossa percepção. A visão dos autores como Libâneo (1994), Freire (1996); Pimenta (1999), Hernandez e Ventura (1998) contribuem ao longo do trabalho, para maior entendimento acerca do assunto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.