Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FILOSOFIA E LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103186
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 6339
    "titulo" => "FILOSOFIA E LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo dos estudantes da Educação Básica é um dos marcos do projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. O trabalho é coordenado pela Profª Dra. Karen Franklin da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Castro localizada no bairro Xaxim, em Curitiba – Paraná. O livro “Uma viajem pela Filosofia: o encontro”, de autoria da própria professora orientadora, é utilizado como direcionador das práticas filosóficas desenvolvidas por tal projeto. No entanto, outros livros de literatura infantil também são mediados semanalmente em diálogo com esta obra principal. Diversos temas filosóficos são debatidos a partir destas leituras. Ademais, a seleção dos livros tem gerado um banco de dados com sugestões de obras de literatura infantil que dialogam com a práxis filosófica. Os principais referenciais teórico-metodológicos do artigo focam os aspectos da pedagogia socrática e da utilização da literatura como recurso artístico e pedagógico. Em tais mediações de leitura a equipe do PIBID tem aprimorado as performances nas práticas de leitura de diversos gêneros literários, bem como vem desenvolvendo nos estudantes da escola a predisposição para o diálogo crítico e levantamento de hipóteses diante de cada encontro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6339_TB594_17112023094255.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY GIACHINI BARBOSA MENIM"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY"
    "autor_email" => "franciellygiachini@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103186
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 594
    "inscrito_id" => 6339
    "titulo" => "FILOSOFIA E LITERATURA INFANTIL NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "O desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo dos estudantes da Educação Básica é um dos marcos do projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. O trabalho é coordenado pela Profª Dra. Karen Franklin da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Castro localizada no bairro Xaxim, em Curitiba – Paraná. O livro “Uma viajem pela Filosofia: o encontro”, de autoria da própria professora orientadora, é utilizado como direcionador das práticas filosóficas desenvolvidas por tal projeto. No entanto, outros livros de literatura infantil também são mediados semanalmente em diálogo com esta obra principal. Diversos temas filosóficos são debatidos a partir destas leituras. Ademais, a seleção dos livros tem gerado um banco de dados com sugestões de obras de literatura infantil que dialogam com a práxis filosófica. Os principais referenciais teórico-metodológicos do artigo focam os aspectos da pedagogia socrática e da utilização da literatura como recurso artístico e pedagógico. Em tais mediações de leitura a equipe do PIBID tem aprimorado as performances nas práticas de leitura de diversos gêneros literários, bem como vem desenvolvendo nos estudantes da escola a predisposição para o diálogo crítico e levantamento de hipóteses diante de cada encontro."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6339_TB594_17112023094255.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELLY GIACHINI BARBOSA MENIM"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY"
    "autor_email" => "franciellygiachini@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo dos estudantes da Educação Básica é um dos marcos do projeto “Filosofia na Infância: diálogos entre Filosofia e Literatura Infantil”. O trabalho é coordenado pela Profª Dra. Karen Franklin da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e desenvolvido em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Castro localizada no bairro Xaxim, em Curitiba – Paraná. O livro “Uma viajem pela Filosofia: o encontro”, de autoria da própria professora orientadora, é utilizado como direcionador das práticas filosóficas desenvolvidas por tal projeto. No entanto, outros livros de literatura infantil também são mediados semanalmente em diálogo com esta obra principal. Diversos temas filosóficos são debatidos a partir destas leituras. Ademais, a seleção dos livros tem gerado um banco de dados com sugestões de obras de literatura infantil que dialogam com a práxis filosófica. Os principais referenciais teórico-metodológicos do artigo focam os aspectos da pedagogia socrática e da utilização da literatura como recurso artístico e pedagógico. Em tais mediações de leitura a equipe do PIBID tem aprimorado as performances nas práticas de leitura de diversos gêneros literários, bem como vem desenvolvendo nos estudantes da escola a predisposição para o diálogo crítico e levantamento de hipóteses diante de cada encontro.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.