Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103105
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 4877
    "titulo" => "IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS"
    "resumo" => "A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4877_TB506_30082023175344.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN DA ROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeandarosaoficial@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103105
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 506
    "inscrito_id" => 4877
    "titulo" => "IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS"
    "resumo" => "A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4877_TB506_30082023175344.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN DA ROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeandarosaoficial@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.