Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

SER PROFESSOR PRECEPTOR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103082
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 4138
    "titulo" => "SER PROFESSOR PRECEPTOR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve algumas possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) - subprojeto Biologia e Interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. A escola-campo em que atuamos é o Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, localizado no município de Rio Verde- Goiás. A participação dos residentes na escola-campo é de forma integrada a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Educação Básica de Ensino. Cada residente constrói sua experiência formativa, porém nesse processo apresentam alguns desafios, que no decorrer dos encontros formativos, participação das reuniões na escola campo, momentos de estudos, elaboração de portfólios, projetos, Plano de Ação Pedagógica (PAP), essa construção torna-se mais acessível aos licenciados-residentes. Os resultados das experiências formativas que estão sendo constituídas nos possibilitam observar que a formação inicial e continuada dos professores, favorecem um vínculo entre a teoria-prática, promovendo ações pedagógicas com o apoio da equipe docente, estimulando e incentivando a realização de projetos buscando a melhoria no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4138_TB482_15112023135251.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILUZA SILVA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "MARILUZA"
    "autor_email" => "mariluza.leite@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103082
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 482
    "inscrito_id" => 4138
    "titulo" => "SER PROFESSOR PRECEPTOR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO IFGOIANO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS"
    "resumo" => "Este relato de experiência descreve algumas possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) - subprojeto Biologia e Interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. A escola-campo em que atuamos é o Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, localizado no município de Rio Verde- Goiás. A participação dos residentes na escola-campo é de forma integrada a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Educação Básica de Ensino. Cada residente constrói sua experiência formativa, porém nesse processo apresentam alguns desafios, que no decorrer dos encontros formativos, participação das reuniões na escola campo, momentos de estudos, elaboração de portfólios, projetos, Plano de Ação Pedagógica (PAP), essa construção torna-se mais acessível aos licenciados-residentes. Os resultados das experiências formativas que estão sendo constituídas nos possibilitam observar que a formação inicial e continuada dos professores, favorecem um vínculo entre a teoria-prática, promovendo ações pedagógicas com o apoio da equipe docente, estimulando e incentivando a realização de projetos buscando a melhoria no processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4138_TB482_15112023135251.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILUZA SILVA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "MARILUZA"
    "autor_email" => "mariluza.leite@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência descreve algumas possibilidades e desafios vivenciados no Programa Residência Pedagógica (PRP) - subprojeto Biologia e Interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Rio Verde. A escola-campo em que atuamos é o Colégio Estadual Professor Quintiliano Leão Neto, localizado no município de Rio Verde- Goiás. A participação dos residentes na escola-campo é de forma integrada a Instituição de Ensino Superior (IES) e a Educação Básica de Ensino. Cada residente constrói sua experiência formativa, porém nesse processo apresentam alguns desafios, que no decorrer dos encontros formativos, participação das reuniões na escola campo, momentos de estudos, elaboração de portfólios, projetos, Plano de Ação Pedagógica (PAP), essa construção torna-se mais acessível aos licenciados-residentes. Os resultados das experiências formativas que estão sendo constituídas nos possibilitam observar que a formação inicial e continuada dos professores, favorecem um vínculo entre a teoria-prática, promovendo ações pedagógicas com o apoio da equipe docente, estimulando e incentivando a realização de projetos buscando a melhoria no processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.