Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102889
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A articulação entre teoria e prática encontra um recurso oportuno nas oficinas pedagógicas, e aliadas às metodologias ativas tornam-se ainda mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem, de conteúdos da ciência geográfica. O relato traz as experiências resultantes da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Geografia, que teve como campo a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na capital acreana. Para tanto, como metodologia, utilizamos referenciais teóricos de pesquisadores do campo da Geografia e da Educação, para discorrermos acerca da organização e estruturação da oficina, e posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. Através das oficinas pedagógicas os estudantes apontaram excelente desempenho no processo de aprendizagem. Na oficina intitulada “Geo-RA” foi utilizado o aplicativo LandscapAR, para trabalhar conteúdo da geografia física, neste caso as formas de relevo do estado do Acre. Foi possível concluir que as oficinas didáticas como estratégia de ensino, permitiram um melhor aprendizado dos estudantes sobre conteúdos específicos da geografia física, de forma bem mais prática e dinâmica, aos utilizamos os aplicativos “Geografia RA” “LandscapAR”. Este cenário demonstrou a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas digitais quando observamos a inserção eficaz dos estudantes na produção de conhecimentos, sendo eles protagonistas desse processo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1408_TB264_28082023194418.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INARA EVANGELISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Inara Evangelis"
    "autor_email" => "inarasilvq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102889
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1408
    "titulo" => "OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA"
    "resumo" => "A articulação entre teoria e prática encontra um recurso oportuno nas oficinas pedagógicas, e aliadas às metodologias ativas tornam-se ainda mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem, de conteúdos da ciência geográfica. O relato traz as experiências resultantes da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Geografia, que teve como campo a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na capital acreana. Para tanto, como metodologia, utilizamos referenciais teóricos de pesquisadores do campo da Geografia e da Educação, para discorrermos acerca da organização e estruturação da oficina, e posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. Através das oficinas pedagógicas os estudantes apontaram excelente desempenho no processo de aprendizagem. Na oficina intitulada “Geo-RA” foi utilizado o aplicativo LandscapAR, para trabalhar conteúdo da geografia física, neste caso as formas de relevo do estado do Acre. Foi possível concluir que as oficinas didáticas como estratégia de ensino, permitiram um melhor aprendizado dos estudantes sobre conteúdos específicos da geografia física, de forma bem mais prática e dinâmica, aos utilizamos os aplicativos “Geografia RA” “LandscapAR”. Este cenário demonstrou a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas digitais quando observamos a inserção eficaz dos estudantes na produção de conhecimentos, sendo eles protagonistas desse processo."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1408_TB264_28082023194418.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "INARA EVANGELISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Inara Evangelis"
    "autor_email" => "inarasilvq@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A articulação entre teoria e prática encontra um recurso oportuno nas oficinas pedagógicas, e aliadas às metodologias ativas tornam-se ainda mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem, de conteúdos da ciência geográfica. O relato traz as experiências resultantes da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), área de Geografia, que teve como campo a Escola Estadual Marilda Gouveia Viana, localizada na capital acreana. Para tanto, como metodologia, utilizamos referenciais teóricos de pesquisadores do campo da Geografia e da Educação, para discorrermos acerca da organização e estruturação da oficina, e posteriormente tratarmos da concretização da atividade em si pelos estudantes. Através das oficinas pedagógicas os estudantes apontaram excelente desempenho no processo de aprendizagem. Na oficina intitulada “Geo-RA” foi utilizado o aplicativo LandscapAR, para trabalhar conteúdo da geografia física, neste caso as formas de relevo do estado do Acre. Foi possível concluir que as oficinas didáticas como estratégia de ensino, permitiram um melhor aprendizado dos estudantes sobre conteúdos específicos da geografia física, de forma bem mais prática e dinâmica, aos utilizamos os aplicativos “Geografia RA” “LandscapAR”. Este cenário demonstrou a importância das metodologias ativas e do uso de ferramentas digitais quando observamos a inserção eficaz dos estudantes na produção de conhecimentos, sendo eles protagonistas desse processo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.