REFLEXÕES E TROCA DE SABERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELEVÂNCIA DOS GRUPOS DE LEITURA REALIZADOS PELO NEABI - ACOPIARA
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102630 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 362 "titulo" => "REFLEXÕES E TROCA DE SABERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELEVÂNCIA DOS GRUPOS DE LEITURA REALIZADOS PELO NEABI - ACOPIARA" "resumo" => "Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) têm como principal objetivo promover a valorização e a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena, atuando no desenvolvimento de diversas ações em instituições de ensino e na comunidade externa, como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos de extensão, eventos culturais, grupos de estudo, além de articulações com movimentos sociais. Os grupos de leitura possibilitam compartilhar ideias e opiniões sobre livros com outras pessoas por meio de discussões, além de auxiliar na expansão horizontes literários, apresentando novos gêneros e autores. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a perspectiva discente, sobre os grupos de leitura realizados pelo NEABI do IFCE campus Acopiara durante o ano de 2022. Tendo como objetivo principal relatar as concepções pelo olhar discente sobre as contribuições dos grupos de estudo do NEABI e discutir sobre a relevância dessas ações como ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira e indígena, além de utilizar literatura cientifica como forma de analisar criticamente a relevância desses encontros. As obras trabalhadas durante esse período foram: “Pele Negra, Máscaras Brancas", de Frantz Fanon e "Racismo Estrutural", de Silvio Almeida, os encontros de leitura ocorreram de modo online, utilizando a plataforma digital Google Meet. Como resultado, destaca-se a participação ativa de membros internos e comunidade externa nesses encontros, sendo um espaço de reflexão sobre a obra, troca de conhecimentos e experiências acerca dos temas abordados. Por fim, esse artigo visa contribuir por meio de relato a relevância dos grupos de estudo do NEABI e seu papel na valorização da cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino superior, promovendo a reflexão, a troca de conhecimentos e a formação de uma consciência crítica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID362_TB71_30112023220618.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102630 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 362 "titulo" => "REFLEXÕES E TROCA DE SABERES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A RELEVÂNCIA DOS GRUPOS DE LEITURA REALIZADOS PELO NEABI - ACOPIARA" "resumo" => "Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) têm como principal objetivo promover a valorização e a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena, atuando no desenvolvimento de diversas ações em instituições de ensino e na comunidade externa, como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos de extensão, eventos culturais, grupos de estudo, além de articulações com movimentos sociais. Os grupos de leitura possibilitam compartilhar ideias e opiniões sobre livros com outras pessoas por meio de discussões, além de auxiliar na expansão horizontes literários, apresentando novos gêneros e autores. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a perspectiva discente, sobre os grupos de leitura realizados pelo NEABI do IFCE campus Acopiara durante o ano de 2022. Tendo como objetivo principal relatar as concepções pelo olhar discente sobre as contribuições dos grupos de estudo do NEABI e discutir sobre a relevância dessas ações como ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira e indígena, além de utilizar literatura cientifica como forma de analisar criticamente a relevância desses encontros. As obras trabalhadas durante esse período foram: “Pele Negra, Máscaras Brancas", de Frantz Fanon e "Racismo Estrutural", de Silvio Almeida, os encontros de leitura ocorreram de modo online, utilizando a plataforma digital Google Meet. Como resultado, destaca-se a participação ativa de membros internos e comunidade externa nesses encontros, sendo um espaço de reflexão sobre a obra, troca de conhecimentos e experiências acerca dos temas abordados. Por fim, esse artigo visa contribuir por meio de relato a relevância dos grupos de estudo do NEABI e seu papel na valorização da cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino superior, promovendo a reflexão, a troca de conhecimentos e a formação de uma consciência crítica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD3_ID362_TB71_30112023220618.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOENIR APARECIDO FLOR MOREIRA" "autor_nome_curto" => "JOENIR" "autor_email" => "joenir.flor09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }