PLANTE SUA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE DOCÊNCIA NO ENSINO DE ARTES A PARTIR DAS PRÁTICAS DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL AFRO-BRASILEIRA E A LEI 10.639/03
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102606 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 230 "titulo" => "PLANTE SUA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE DOCÊNCIA NO ENSINO DE ARTES A PARTIR DAS PRÁTICAS DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL AFRO-BRASILEIRA E A LEI 10.639/03" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido para relatar uma experiência de abordagem afrorreferenciada em uma proposição de aula, tendo como referencial teórico e metodológico a Pretagogia e a Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão e a obrigatoriedade de ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas de ensino médio e fundamental do país. A referida experiência foi realizada durante a residência pedagógica com estudantes do 8º e 9º ano em Abril de 2023. Nomeado como Plante sua dança, a ação foi planejada, a partir e com, os saberes adquiridos através da oralidade e o fazer junto presente nas culturas populares afro-brasileiras, tais saberes foram, e ainda são, experienciados por mim nos espaços e coletivos de cultura e manifestações populares. “Plante sua Dança” foi elaborada levando em conta esse compromisso, que conecta-se diretamente com as produção de saber exercitado e apreendidos nos coletivos que atuam em função da preservação da memórias e práticas artístico culturais de matriz Afro. E nesta gira de saberes, trago comigo as sabenças apreendidos no meu percurso formativo na academia onde tive a oportunidade de relacionar os meus fazeres de ensino com a Pretagogia e assim incorporar mais camadas afrorreferenciadas nos meus processos de ensino e aprendizagem, margeando assim um caminho que tem as encruzas e os africanos/Afro-brasileiras como base para práticas antirracistas e de afeto, Pois ensinar pelo e com afeto também é preceito ancestral. Pretendo, portanto, a partir deste relato da experiência e da aplicação destes suportes teórico-metodológicos com estudantes da escola que atuei no estágio supervisionado, descrever o envolvimento que há entre minhas vivências de brincante da cultura popular afro-brasileira, os estudos aterrados no território das poéticas populares tradicionais Afro e como os saberes adquiridos, principalmente, através da oralidade fundamentaram e enriquecem minha formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID230_TB43_04102023212832.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA EVANGELISTA RIBEIRO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaevangelistarv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102606 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 43 "inscrito_id" => 230 "titulo" => "PLANTE SUA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE DOCÊNCIA NO ENSINO DE ARTES A PARTIR DAS PRÁTICAS DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL AFRO-BRASILEIRA E A LEI 10.639/03" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido para relatar uma experiência de abordagem afrorreferenciada em uma proposição de aula, tendo como referencial teórico e metodológico a Pretagogia e a Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão e a obrigatoriedade de ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas de ensino médio e fundamental do país. A referida experiência foi realizada durante a residência pedagógica com estudantes do 8º e 9º ano em Abril de 2023. Nomeado como Plante sua dança, a ação foi planejada, a partir e com, os saberes adquiridos através da oralidade e o fazer junto presente nas culturas populares afro-brasileiras, tais saberes foram, e ainda são, experienciados por mim nos espaços e coletivos de cultura e manifestações populares. “Plante sua Dança” foi elaborada levando em conta esse compromisso, que conecta-se diretamente com as produção de saber exercitado e apreendidos nos coletivos que atuam em função da preservação da memórias e práticas artístico culturais de matriz Afro. E nesta gira de saberes, trago comigo as sabenças apreendidos no meu percurso formativo na academia onde tive a oportunidade de relacionar os meus fazeres de ensino com a Pretagogia e assim incorporar mais camadas afrorreferenciadas nos meus processos de ensino e aprendizagem, margeando assim um caminho que tem as encruzas e os africanos/Afro-brasileiras como base para práticas antirracistas e de afeto, Pois ensinar pelo e com afeto também é preceito ancestral. Pretendo, portanto, a partir deste relato da experiência e da aplicação destes suportes teórico-metodológicos com estudantes da escola que atuei no estágio supervisionado, descrever o envolvimento que há entre minhas vivências de brincante da cultura popular afro-brasileira, os estudos aterrados no território das poéticas populares tradicionais Afro e como os saberes adquiridos, principalmente, através da oralidade fundamentaram e enriquecem minha formação docente." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV197_MD3_ID230_TB43_04102023212832.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA EVANGELISTA RIBEIRO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaevangelistarv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }