Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENSÃO DA REALIDADE DE CUIDADORES FAMILIARES DE PESSOAS COM DEMÊNCIA

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Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

A sobrecarga multidimensional vivenciada por familiares de pessoas com demência já é bastante discutida na literatura científica. Logo, recrudesce a importância de programas e políticas públicas que auxiliem essa população. Contudo, para que tais ações sejam efetivas, é preciso que primeiramente se compreenda as reais adversidades enfrentadas pelos cuidadores informais. Nesse sentido, tem-se elaborado um questionário para identificar as necessidades e os desafios de cuidadores familiares de pessoas com demência. Na primeira etapa de desenvolvimento desse instrumento, as autoras fizeram intenso estudo sobre a temática em questão e construíram um esboço da ferramenta, englobando 26 perguntas. Essa versão foi encaminhada para julgamento de 10 profissionais da saúde e de 10 cuidadores familiares. Os participantes avaliaram a clareza e a relevância de cada item, bem como do instrumento em geral. A partir dessas análises, foi calculado o índice de validação de face do questionário. Com base nas respostas dos profissionais da saúde, a ferramenta apresentou 81,15% de clareza e 98,1% de relevância. Já para o grupo dos cuidadores, o índice foi de 95,8% para ambos os aspectos. Esse processo evidenciou que, embora as questões fossem significativas para os objetivos da pesquisa, alguns itens continham falhas no quesito clareza. Desse modo, as pesquisadoras analisaram minuciosamente todas as questões do instrumento, sobretudo, aquelas que não foram consideradas compreensíveis pelos avaliadores. Das 26 questões iniciais, 11 permaneceram sem alteração e 15 foram modificadas. Atualmente, o questionário encontra-se na fase de estudo piloto, para que as autoras verifiquem a viabilidade da aplicação e a necessidade de outros ajustes. Por fim, será realizada a validação desse instrumento, possibilitando sua utilização no contexto clínico e/ou acadêmico.

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