Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OLHARES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10166
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 1493
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OLHARES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA"
    "resumo" => "Introdução: A formação de professores tem-se tornado cada vez mais um tema cuja complexidade exige um olhar multidisciplinar, em que as várias áreas do conhecimento possam contribuir em busca da superação das reflexões lacunares sobre a educação, a prática pedagógica e a formação dos profissionais professores. Objetivo: Diante do exposto, este estudo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da Psicologia Socio-interacionista no tocante à formação de professores. Metodologia: Para tanto, este estudo parte de uma revisão sistemática acerca da relação e possibilidades de contribuições das ideias vigotskianas no campo da formação de professores. Resultados: Com base no levantamento realizado algumas categorias temáticas são discutidas: 1) o aprendizado humano pressupões uma natureza social específica e um processo de desenvolvimento por meio da penetração na vida intelectual e afetiva dos que cercam o aprendente; 2) Ação docente e mediação, no sentido de que o movimento relacional cria possibilidades de significação, construídas na relação de alteridade e com caráter intersubjetivo. 4) os seres humanos criam instrumentos e sistemas de signos, que lhes permitem conhecer e transformar o mundo e por ele ser transformado, impelindo o desenvolvimento de novas funções psíquicas. Assim, a sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados de vida e de conceitos científicos; e 5) o professor ao planejar e executar uma ação pedagógica pautada no socio-interacionismo,  promove métodos disciplinados, críticos e reflexivos de questionamento e indagação essenciais para a aprendizagem e para conhecimentos autênticos. Conclusão: Diante destas e outras reflexões, pode-se dizer que uma formação de professores pautada na pedagogia histórico-crítica em relação à educação escolar implica reconhecer sujeitos, conhecimentos e condições de sua produção, converter o saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares e promover os meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação. Isto se dá em um contexto social, cultural, tecnológico e político que requer dos sujeitos da educação situarem-se enquanto seres em interação nos campos ontogênico, filogênico e cultural. Cabe aos cursos de formação de professores ampliar estas reflexões e transformá-las em diálogo permanente no pensar e fazer educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_22_45_43_idinscrito_1493_eca16289912dde0556c60980ce80bfbe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CRISTINA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "TAT VASCONCELOS"
    "autor_email" => "vasconcelostc@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10166
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 781
    "inscrito_id" => 1493
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: OLHARES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA"
    "resumo" => "Introdução: A formação de professores tem-se tornado cada vez mais um tema cuja complexidade exige um olhar multidisciplinar, em que as várias áreas do conhecimento possam contribuir em busca da superação das reflexões lacunares sobre a educação, a prática pedagógica e a formação dos profissionais professores. Objetivo: Diante do exposto, este estudo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da Psicologia Socio-interacionista no tocante à formação de professores. Metodologia: Para tanto, este estudo parte de uma revisão sistemática acerca da relação e possibilidades de contribuições das ideias vigotskianas no campo da formação de professores. Resultados: Com base no levantamento realizado algumas categorias temáticas são discutidas: 1) o aprendizado humano pressupões uma natureza social específica e um processo de desenvolvimento por meio da penetração na vida intelectual e afetiva dos que cercam o aprendente; 2) Ação docente e mediação, no sentido de que o movimento relacional cria possibilidades de significação, construídas na relação de alteridade e com caráter intersubjetivo. 4) os seres humanos criam instrumentos e sistemas de signos, que lhes permitem conhecer e transformar o mundo e por ele ser transformado, impelindo o desenvolvimento de novas funções psíquicas. Assim, a sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados de vida e de conceitos científicos; e 5) o professor ao planejar e executar uma ação pedagógica pautada no socio-interacionismo,  promove métodos disciplinados, críticos e reflexivos de questionamento e indagação essenciais para a aprendizagem e para conhecimentos autênticos. Conclusão: Diante destas e outras reflexões, pode-se dizer que uma formação de professores pautada na pedagogia histórico-crítica em relação à educação escolar implica reconhecer sujeitos, conhecimentos e condições de sua produção, converter o saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares e promover os meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação. Isto se dá em um contexto social, cultural, tecnológico e político que requer dos sujeitos da educação situarem-se enquanto seres em interação nos campos ontogênico, filogênico e cultural. Cabe aos cursos de formação de professores ampliar estas reflexões e transformá-las em diálogo permanente no pensar e fazer educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, TEORIA SÓCIO-INTERACIONISTA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_22_45_43_idinscrito_1493_eca16289912dde0556c60980ce80bfbe.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TATIANA CRISTINA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "TAT VASCONCELOS"
    "autor_email" => "vasconcelostc@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Introdução: A formação de professores tem-se tornado cada vez mais um tema cuja complexidade exige um olhar multidisciplinar, em que as várias áreas do conhecimento possam contribuir em busca da superação das reflexões lacunares sobre a educação, a prática pedagógica e a formação dos profissionais professores. Objetivo: Diante do exposto, este estudo tem por objetivo refletir acerca das contribuições da Psicologia Socio-interacionista no tocante à formação de professores. Metodologia: Para tanto, este estudo parte de uma revisão sistemática acerca da relação e possibilidades de contribuições das ideias vigotskianas no campo da formação de professores. Resultados: Com base no levantamento realizado algumas categorias temáticas são discutidas: 1) o aprendizado humano pressupões uma natureza social específica e um processo de desenvolvimento por meio da penetração na vida intelectual e afetiva dos que cercam o aprendente; 2) Ação docente e mediação, no sentido de que o movimento relacional cria possibilidades de significação, construídas na relação de alteridade e com caráter intersubjetivo. 4) os seres humanos criam instrumentos e sistemas de signos, que lhes permitem conhecer e transformar o mundo e por ele ser transformado, impelindo o desenvolvimento de novas funções psíquicas. Assim, a sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados de vida e de conceitos científicos; e 5) o professor ao planejar e executar uma ação pedagógica pautada no socio-interacionismo, promove métodos disciplinados, críticos e reflexivos de questionamento e indagação essenciais para a aprendizagem e para conhecimentos autênticos. Conclusão: Diante destas e outras reflexões, pode-se dizer que uma formação de professores pautada na pedagogia histórico-crítica em relação à educação escolar implica reconhecer sujeitos, conhecimentos e condições de sua produção, converter o saber objetivo em saber escolar de modo a torná-lo assimilável pelos alunos no espaço e tempo escolares e promover os meios necessários para que os alunos não apenas assimilem o saber objetivo enquanto resultado, mas apreendam o processo de sua produção bem como as tendências de sua transformação. Isto se dá em um contexto social, cultural, tecnológico e político que requer dos sujeitos da educação situarem-se enquanto seres em interação nos campos ontogênico, filogênico e cultural. Cabe aos cursos de formação de professores ampliar estas reflexões e transformá-las em diálogo permanente no pensar e fazer educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.