Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E COMPLEMENTAR PARA O TRABALHO COM FILMES HISTÓRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Os filmes com conteúdos históricos geralmente são apresentados como atividade de entretenimento ou como atividade complementar nas salas de aulas da educação básica. Referenciados como atividades recreativas e desinteressadas, os filmes são exibidos sem apropriado propósito didático e sem a adoção de metodologias de análise. Na educação superior também podemos observar que os filmes são escassamente exibidos e, quando isto acontece, são apresentados como complemento dos conteúdos - para “ilustrar o texto” ou “passar uma mensagem” - sem uma abordagem que siga orientações de hermenêutica das imagens e orientações didáticas de trabalho pedagógico com imagens animadas. Uma integração mais satisfatória aos planejamentos de ensino requereria uma valorização dos filmes como objeto de investigação e como recurso didático em si e não apenas como atividades recreativas e/ou complementares, da mesma maneira que uma formação para o uso pedagógico de filmes oportunizaria a dinamização das atividades educacionais em espaços formativos da educação básica. A fim de superar essas dificuldades, desde novembro de 2013, promovemos 13 palestras e um curso de extensão na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para os professores da educação básica e os graduandos em licenciaturas na área de humanas dentro da ações do projeto de extensão “Cineduc: Articulando Cinema, História e Educação”. O Projeto tem como público-alvo os professores da educação básica e os alunos das licenciaturas da área de ciências humanas da UEPB, mais destacadamente Pedagogia, História e Letras, resultando em 220 inscrições para o “I Ciclo de Palestras Sobre Cinema e História da Educação” e 63 para o curso de extensão “Cinema & História da Educação”. Com a pretensão de oferecer uma formação continuada e permanente pela oferta de discussão e metodologias diferenciadas e inovadoras não contempladas na formação inicial dos participantes, acreditamos que as atividades promovidas contribuíram para o fortalecimento da formação continuada dos professores e concretizou a questão da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão principalmente quando coloca em pauta a formação para o uso do cinema. A partir do conhecimento dos desdobramentos das atividades do projeto de extensão Cineduc, esperamos oportunizar uma formação continuada para professores da educação básica e estudantes dos cursos de graduação da UEPB (e outras instituições de ensino) e a formação continuada e complementar, capacitando os professores da educação básica para atuar com filmes históricos na sala de aula. Além disso, acreditamos que contribuímos com reflexões sobre o uso das imagens em sala de aula e sugestões sobre a utilização de filmes históricos de forma eficiente nas aulas de História e de História da Educação. Dessa forma, o projeto de extensão cumpriu com o seu objetivo maior que é o de fornecer à comunidade uma formação continuada para professores de História e a inclusão social, através do conhecimento. Assim, oportunizamos a formação complementar para os licenciandos de História e outros cursos, tendo em vista que os currículos das licenciaturas não possuem disciplinas específicas de estudo da imagem.

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