Artigo Anais do X CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

SAÚDE DO IDOSO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA: ENSINO BASEADO EM EQUIPES COMO ESTRATÉGIA DE HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO

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Publicado em 20 de dezembro de 2023

Resumo

O Aprendizado baseado em equipes ou “team-based learning” (TBL) é uma metodologia de ensino-aprendizagem que privilegia a igualdade e valoriza as experiências e conhecimentos prévios dos aprendizes, visando um aprendizado significativo e aplicado à realidade. Destaca-se como estratégia metodológica que utiliza prioritariamente habilidades comunicativas, estimulando a autoaprendizagem e a responsabilidade entre pares. No que concerne ao ensino de competências para o cuidado à saúde da pessoa idosa, representa potente estratégia de humanização, propiciando um ambiente colaborativo, facilitando a interação e o aprendizado. O TBL é composto de três fases: Fase de Preparação, Fase de Avaliação e Compreensão e Fase de Aplicação dos Conceitos. A Fase de Preparação é a fase de estudo individual e ocorre fora da sala de aula. Durante a aula, por sua vez, ocorre a Fase de Avaliação e Compreensão com quatro etapas distintas e sequenciais: pré-teste, discussão em grupo, teste em equipes e feedback do professor. Optamos por utilizar equipes randomizadas através do programa Excel e modificadas a cada aula. Objetivou-se com isso que os alunos experimentassem diversidade de equipes, desenvolvessem a capacidade de convivência com diferentes colegas, reconhecessem suas capacidades argumentativas e respeitassem as opiniões divergentes. Desta forma, os alunos foram estimulados a garantir o estudo de todo o conteúdo previamente e participar ativamente das discussões. Ao fim da aula, os alunos realizavam avaliação interpares de desempenho. A metodologia garantiu aprovação de 100% dos alunos. A frequência nas aulas foi de 87,9%. A média das notas do TBL foi de 8 pontos em 10. No que concerne à metodologia utilizada, 52% dos alunos consideraram a metodologia plenamente satisfatória, 40% a consideraram satisfatória e 8% foram indiferentes. Nenhum dos alunos considerou a metodologia insatisfatória ou plenamente insatisfatória. Consideramos a experiência com a metodologia TBL no ensino dos conteúdos referentes à Saúde da Pessoa idosa extremamente exitosa.

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