Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PIBID DE FILOSOFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: PIBID, FILOSOFIA, UEPB Comunicação Oral (CO) Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10129
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "PIBID DE FILOSOFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Diante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica buscar-se-á neste trabalho apresentar de forma breve o relatório do desenvolvimento do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, referente ao ano de 2013. Nesse sentido, o presente trabalho visa um olhar panorâmico do PIBID da referida universidade, relatando as expectativas e os desafios encontrados durante o processo de iniciação do PIBID no curso de Filosofia, mediante às atividades desenvolvidas junto às Escolas PREMEN e Nenzinha Cunha Lima, ambas localizadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Pode-se destacar neste trabalho algumas das metodologias utilizadas ao longo do processo de iniciação a docência, a saber: observações em sala de aula, estudos e debates sobre temáticas voltadas a educação, projetos de intervenções na escola, elaboração de relatórios mensais para avaliação dos resultados. Entre as expectativas referentes aos trabalhos a serem propostos e executados em conjunto com a Escola, ao longo de um ano, teve-se entre elas muitos desafios bem como muitas frustrações. Diante das expectativas e dos desafios encontrados pelo grupo do PIBID de Filosofia da UEPB, este foi uma porta de entrada para o âmbito escolar, visto que o mesmo possibilitou o contato semanal junto a Escola em tudo que envolve sua estrutura. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abrindo horizontes e possibilitando também um olhar mais amplo no que condizia o contato em sala de aula. Vale salientar que em muitos casos, o que se estuda em nossas universidades se torna desafio para uma adaptação quando se chega a sala de aula. Em suma, esta trajetória inicial do PIBID foi de altos e baixos, sonhos, expectativas e frustrações. Mas acima de tudo tendo consciência de que no âmbito escolar é encontrado tudo isso, e que de fato, foi de suma importância para o desenvolvimento desses futuros professores de filosofia, nos quais puderam detectar determinadas circunstâncias nestas duas Escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "PIBID, FILOSOFIA, UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_10_2014_16_37_04_idinscrito_802_c8f607c27eb40e01e7dc1da0805b06d5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEVÂNIO DE BRITTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEVÂNIO"
    "autor_email" => "rosevaniobritto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10129
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 802
    "titulo" => "PIBID DE FILOSOFIA: EXPECTATIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "Diante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica buscar-se-á neste trabalho apresentar de forma breve o relatório do desenvolvimento do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, referente ao ano de 2013. Nesse sentido, o presente trabalho visa um olhar panorâmico do PIBID da referida universidade, relatando as expectativas e os desafios encontrados durante o processo de iniciação do PIBID no curso de Filosofia, mediante às atividades desenvolvidas junto às Escolas PREMEN e Nenzinha Cunha Lima, ambas localizadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Pode-se destacar neste trabalho algumas das metodologias utilizadas ao longo do processo de iniciação a docência, a saber: observações em sala de aula, estudos e debates sobre temáticas voltadas a educação, projetos de intervenções na escola, elaboração de relatórios mensais para avaliação dos resultados. Entre as expectativas referentes aos trabalhos a serem propostos e executados em conjunto com a Escola, ao longo de um ano, teve-se entre elas muitos desafios bem como muitas frustrações. Diante das expectativas e dos desafios encontrados pelo grupo do PIBID de Filosofia da UEPB, este foi uma porta de entrada para o âmbito escolar, visto que o mesmo possibilitou o contato semanal junto a Escola em tudo que envolve sua estrutura. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abrindo horizontes e possibilitando também um olhar mais amplo no que condizia o contato em sala de aula. Vale salientar que em muitos casos, o que se estuda em nossas universidades se torna desafio para uma adaptação quando se chega a sala de aula. Em suma, esta trajetória inicial do PIBID foi de altos e baixos, sonhos, expectativas e frustrações. Mas acima de tudo tendo consciência de que no âmbito escolar é encontrado tudo isso, e que de fato, foi de suma importância para o desenvolvimento desses futuros professores de filosofia, nos quais puderam detectar determinadas circunstâncias nestas duas Escolas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Filosofia, Educação e Ensino de Filosofia"
    "palavra_chave" => "PIBID, FILOSOFIA, UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_10_2014_16_37_04_idinscrito_802_c8f607c27eb40e01e7dc1da0805b06d5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEVÂNIO DE BRITTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEVÂNIO"
    "autor_email" => "rosevaniobritto@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Diante do Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência – PIBID que é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores da educação básica buscar-se-á neste trabalho apresentar de forma breve o relatório do desenvolvimento do PIBID de Filosofia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, referente ao ano de 2013. Nesse sentido, o presente trabalho visa um olhar panorâmico do PIBID da referida universidade, relatando as expectativas e os desafios encontrados durante o processo de iniciação do PIBID no curso de Filosofia, mediante às atividades desenvolvidas junto às Escolas PREMEN e Nenzinha Cunha Lima, ambas localizadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Pode-se destacar neste trabalho algumas das metodologias utilizadas ao longo do processo de iniciação a docência, a saber: observações em sala de aula, estudos e debates sobre temáticas voltadas a educação, projetos de intervenções na escola, elaboração de relatórios mensais para avaliação dos resultados. Entre as expectativas referentes aos trabalhos a serem propostos e executados em conjunto com a Escola, ao longo de um ano, teve-se entre elas muitos desafios bem como muitas frustrações. Diante das expectativas e dos desafios encontrados pelo grupo do PIBID de Filosofia da UEPB, este foi uma porta de entrada para o âmbito escolar, visto que o mesmo possibilitou o contato semanal junto a Escola em tudo que envolve sua estrutura. O contato com textos e reflexões acerca da Educação e do Ensino de Filosofia abrindo horizontes e possibilitando também um olhar mais amplo no que condizia o contato em sala de aula. Vale salientar que em muitos casos, o que se estuda em nossas universidades se torna desafio para uma adaptação quando se chega a sala de aula. Em suma, esta trajetória inicial do PIBID foi de altos e baixos, sonhos, expectativas e frustrações. Mas acima de tudo tendo consciência de que no âmbito escolar é encontrado tudo isso, e que de fato, foi de suma importância para o desenvolvimento desses futuros professores de filosofia, nos quais puderam detectar determinadas circunstâncias nestas duas Escolas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.