Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pôster (PO) FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10110
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 725
    "inscrito_id" => 1361
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA"
    "resumo" => "O projeto “Universidade e Escola: práticas de educação literária no estágio supervisionado” objetiva congregar discussões e atividades que permeiam o ensino de literatura nas escolas de ensino médio da rede pública de João Pessoa/PB e as ações desenvolvidas no Estágio supervisionado de literatura no curso de Letras da UFPB. Tendo como foco o ensino de literatura pretende valorizar e ampliar o diálogo entre docentes do ensino superior e básico e graduandos da Licenciatura em Letras da UFPB, com o intuito de criar espaços coletivos de estudo e alternativas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico intertextual e interdisciplinar na educação literária; além de aproximar os discursos da Academia e da escola para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e da formação inicial e continuada dos docentes e graduandos envolvidos. As questões que norteiam o projeto envolvem estudos sobre o campo literário, a respeito da concepção sobre a literatura e a função/pedagogização do ensino de literatura na escola; e, englobam leituras e conhecimentos do campo da educação, necessários à abordagem referente ao estágio supervisionado e aos projetos de leitura literária. Para sustentar a proposta, a metodologia prevê encontros de leitura e discussão de textos teóricos; acompanhamento das aulas e elaboração das atividades de literatura, bem como sua vivência na escola; socialização e registro das atividades por meio de artigos, dossiê e relatório final. Desse modo, o projeto compreende uma atuação conjunta e um diálogo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na medida em que fortalece a articulação do curso de Licenciatura em Letras com a educação básica, o que já tem-se concretizado com as ações de acompanhamento dos estagiários nas escolas e discussões em grupo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_20_01_53_idinscrito_1361_b1d71a3f14d3b8be5b91278b57c62c1d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOUSA"
    "autor_email" => "raquelsousadasilva02@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10110
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 725
    "inscrito_id" => 1361
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA"
    "resumo" => "O projeto “Universidade e Escola: práticas de educação literária no estágio supervisionado” objetiva congregar discussões e atividades que permeiam o ensino de literatura nas escolas de ensino médio da rede pública de João Pessoa/PB e as ações desenvolvidas no Estágio supervisionado de literatura no curso de Letras da UFPB. Tendo como foco o ensino de literatura pretende valorizar e ampliar o diálogo entre docentes do ensino superior e básico e graduandos da Licenciatura em Letras da UFPB, com o intuito de criar espaços coletivos de estudo e alternativas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico intertextual e interdisciplinar na educação literária; além de aproximar os discursos da Academia e da escola para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e da formação inicial e continuada dos docentes e graduandos envolvidos. As questões que norteiam o projeto envolvem estudos sobre o campo literário, a respeito da concepção sobre a literatura e a função/pedagogização do ensino de literatura na escola; e, englobam leituras e conhecimentos do campo da educação, necessários à abordagem referente ao estágio supervisionado e aos projetos de leitura literária. Para sustentar a proposta, a metodologia prevê encontros de leitura e discussão de textos teóricos; acompanhamento das aulas e elaboração das atividades de literatura, bem como sua vivência na escola; socialização e registro das atividades por meio de artigos, dossiê e relatório final. Desse modo, o projeto compreende uma atuação conjunta e um diálogo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na medida em que fortalece a articulação do curso de Licenciatura em Letras com a educação básica, o que já tem-se concretizado com as ações de acompanhamento dos estagiários nas escolas e discussões em grupo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES, SUJEITOS E PRÁTICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, DOCÊNCIA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_20_01_53_idinscrito_1361_b1d71a3f14d3b8be5b91278b57c62c1d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAQUEL SOUSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAQUEL SOUSA"
    "autor_email" => "raquelsousadasilva02@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O projeto “Universidade e Escola: práticas de educação literária no estágio supervisionado” objetiva congregar discussões e atividades que permeiam o ensino de literatura nas escolas de ensino médio da rede pública de João Pessoa/PB e as ações desenvolvidas no Estágio supervisionado de literatura no curso de Letras da UFPB. Tendo como foco o ensino de literatura pretende valorizar e ampliar o diálogo entre docentes do ensino superior e básico e graduandos da Licenciatura em Letras da UFPB, com o intuito de criar espaços coletivos de estudo e alternativas para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico intertextual e interdisciplinar na educação literária; além de aproximar os discursos da Academia e da escola para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem e da formação inicial e continuada dos docentes e graduandos envolvidos. As questões que norteiam o projeto envolvem estudos sobre o campo literário, a respeito da concepção sobre a literatura e a função/pedagogização do ensino de literatura na escola; e, englobam leituras e conhecimentos do campo da educação, necessários à abordagem referente ao estágio supervisionado e aos projetos de leitura literária. Para sustentar a proposta, a metodologia prevê encontros de leitura e discussão de textos teóricos; acompanhamento das aulas e elaboração das atividades de literatura, bem como sua vivência na escola; socialização e registro das atividades por meio de artigos, dossiê e relatório final. Desse modo, o projeto compreende uma atuação conjunta e um diálogo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, na medida em que fortalece a articulação do curso de Licenciatura em Letras com a educação básica, o que já tem-se concretizado com as ações de acompanhamento dos estagiários nas escolas e discussões em grupo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.