Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10080
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo evidencia a experiência vivida durante um projeto de intervenção docente realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, Campina Grande – PB, o qual foi planejado durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo ocorreu por meio da utilização das novas propostas de ensino e também as já existentes, mas nem sempre utilizadas, bem como de técnicas que despertem a curiosidade de aprender Geografia de uma forma dinâmica, sem perder o enfoque do conteúdo didático. Nessa perspectiva, foram utilizados recursos didáticos, dentre eles destacam-se o data show, jornal local e a internet, a partir do cotidiano para representar o global de maneira que possa deixar claro para os alunos qual a finalidade de se trabalhar com determinados conteúdos, ou seja, em que contribui na construção do saber sobre os mesmos, pois não basta apenas reproduzir conhecimentos, mas o mais importante é saber qual a contribuição para a formação dos alunos. Ao utilizarem-se esses recursos percebeu-se maior interesse por parte dos alunos em relação à participação nas aulas, propondo alternativas em relação às dinâmicas e sendo integrantes das mesmas com muito entusiasmo. Com relação à pesquisa, houve aprofundamento teórico e prático do tema, contribuindo para a promoção da experiência docente e para uma visão mais compreensível em relação à geografia, modificando assim a forma do ensino tradicional criando um vínculo de extrema importância, para desenvolver o potencial de aprendizagem e troca de conhecimentos entre professor e aluno, que foram realizados através do estágio supervisionado propondo a oportunidade de aproximação e interação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ""
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_17_14_54_idinscrito_926_a8eb4f4afb40d5fb00a5bc71135d1a2e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDSON BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIEDSON"
    "autor_email" => "niedson87@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10080
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 468
    "inscrito_id" => 926
    "titulo" => "A INTERVENÇÃO ESCOLAR NO COTIDIANO DAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "O presente artigo evidencia a experiência vivida durante um projeto de intervenção docente realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, Campina Grande – PB, o qual foi planejado durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo ocorreu por meio da utilização das novas propostas de ensino e também as já existentes, mas nem sempre utilizadas, bem como de técnicas que despertem a curiosidade de aprender Geografia de uma forma dinâmica, sem perder o enfoque do conteúdo didático. Nessa perspectiva, foram utilizados recursos didáticos, dentre eles destacam-se o data show, jornal local e a internet, a partir do cotidiano para representar o global de maneira que possa deixar claro para os alunos qual a finalidade de se trabalhar com determinados conteúdos, ou seja, em que contribui na construção do saber sobre os mesmos, pois não basta apenas reproduzir conhecimentos, mas o mais importante é saber qual a contribuição para a formação dos alunos. Ao utilizarem-se esses recursos percebeu-se maior interesse por parte dos alunos em relação à participação nas aulas, propondo alternativas em relação às dinâmicas e sendo integrantes das mesmas com muito entusiasmo. Com relação à pesquisa, houve aprofundamento teórico e prático do tema, contribuindo para a promoção da experiência docente e para uma visão mais compreensível em relação à geografia, modificando assim a forma do ensino tradicional criando um vínculo de extrema importância, para desenvolver o potencial de aprendizagem e troca de conhecimentos entre professor e aluno, que foram realizados através do estágio supervisionado propondo a oportunidade de aproximação e interação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => ""
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_02_11_2014_17_14_54_idinscrito_926_a8eb4f4afb40d5fb00a5bc71135d1a2e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDSON BARRETO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NIEDSON"
    "autor_email" => "niedson87@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo evidencia a experiência vivida durante um projeto de intervenção docente realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Felix Araújo, Campina Grande – PB, o qual foi planejado durante o Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. O mesmo ocorreu por meio da utilização das novas propostas de ensino e também as já existentes, mas nem sempre utilizadas, bem como de técnicas que despertem a curiosidade de aprender Geografia de uma forma dinâmica, sem perder o enfoque do conteúdo didático. Nessa perspectiva, foram utilizados recursos didáticos, dentre eles destacam-se o data show, jornal local e a internet, a partir do cotidiano para representar o global de maneira que possa deixar claro para os alunos qual a finalidade de se trabalhar com determinados conteúdos, ou seja, em que contribui na construção do saber sobre os mesmos, pois não basta apenas reproduzir conhecimentos, mas o mais importante é saber qual a contribuição para a formação dos alunos. Ao utilizarem-se esses recursos percebeu-se maior interesse por parte dos alunos em relação à participação nas aulas, propondo alternativas em relação às dinâmicas e sendo integrantes das mesmas com muito entusiasmo. Com relação à pesquisa, houve aprofundamento teórico e prático do tema, contribuindo para a promoção da experiência docente e para uma visão mais compreensível em relação à geografia, modificando assim a forma do ensino tradicional criando um vínculo de extrema importância, para desenvolver o potencial de aprendizagem e troca de conhecimentos entre professor e aluno, que foram realizados através do estágio supervisionado propondo a oportunidade de aproximação e interação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.