Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100632
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8015
    "inscrito_id" => 20888
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "Mesmo com muitos avanços envolvendo vários métodos de ensino, a utilização da ludicidade através de jogos não é tão decorrente no Ensino Médio, principalmente nas escolas públicas. Os jogos lúdicos por sua vez, são muito atrativos, onde, os mesmos se distanciam da aprendizagem mecânica, aproximando-se cada vez mais de uma aprendizagem mais significativa. Logo, o presente estudo, retrata-se os tópicos do lúdico como, a importância de estudar Química. Neste aspecto, discuti-se sobre à necessidade em compreender e aprender conceitos da disciplina, além de mostrar os benefícios de conhecimento que o aluno pode conduzir ao longo da sua trajetória como estudante. Em um segundo momento, analisa-se o conceito e as funções do lúdico, apresentando indagações de autores em relação a temática abordada. No último tópico do trabalho, será demonstrado alguns jogos importantes que podem ser trabalhados em relação ao conteúdo abordado no componente curricular da disciplina de Química. Nessa pesrpectiva, a pesquisa mencionada trata-se de um trabalho bibliográfico descritivo em relação ao tema Lúdico. No trabalho citado, utilizou-se fontes de pesquisa como Periódico Capes e o Google Acadêmico, e a partir desses meios, foi possível desfrutar de diversos materiais de estudo acerca do assunto abordado. Analisou-se através dos resultados que, quando a discussão é referente ao cenário educacional, diversos escritores apresentaram suas ideias e propostas em busca de melhorias no ambiente escolar. Logo, concluindo que os jogos lúdicos é uma ferramenta de grande importância para o ensino da química, porém, desde que esse método seja utilizado de forma certa como: proporcionando o lúdico e o educativo ao mesmo nível e assim, alcançar bons resultados no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20888_TB8015_31072023140038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY KELLY TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANNY KELLY"
    "autor_email" => "annytrajano1234@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100632
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8015
    "inscrito_id" => 20888
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "Mesmo com muitos avanços envolvendo vários métodos de ensino, a utilização da ludicidade através de jogos não é tão decorrente no Ensino Médio, principalmente nas escolas públicas. Os jogos lúdicos por sua vez, são muito atrativos, onde, os mesmos se distanciam da aprendizagem mecânica, aproximando-se cada vez mais de uma aprendizagem mais significativa. Logo, o presente estudo, retrata-se os tópicos do lúdico como, a importância de estudar Química. Neste aspecto, discuti-se sobre à necessidade em compreender e aprender conceitos da disciplina, além de mostrar os benefícios de conhecimento que o aluno pode conduzir ao longo da sua trajetória como estudante. Em um segundo momento, analisa-se o conceito e as funções do lúdico, apresentando indagações de autores em relação a temática abordada. No último tópico do trabalho, será demonstrado alguns jogos importantes que podem ser trabalhados em relação ao conteúdo abordado no componente curricular da disciplina de Química. Nessa pesrpectiva, a pesquisa mencionada trata-se de um trabalho bibliográfico descritivo em relação ao tema Lúdico. No trabalho citado, utilizou-se fontes de pesquisa como Periódico Capes e o Google Acadêmico, e a partir desses meios, foi possível desfrutar de diversos materiais de estudo acerca do assunto abordado. Analisou-se através dos resultados que, quando a discussão é referente ao cenário educacional, diversos escritores apresentaram suas ideias e propostas em busca de melhorias no ambiente escolar. Logo, concluindo que os jogos lúdicos é uma ferramenta de grande importância para o ensino da química, porém, desde que esse método seja utilizado de forma certa como: proporcionando o lúdico e o educativo ao mesmo nível e assim, alcançar bons resultados no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20888_TB8015_31072023140038.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNY KELLY TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANNY KELLY"
    "autor_email" => "annytrajano1234@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Mesmo com muitos avanços envolvendo vários métodos de ensino, a utilização da ludicidade através de jogos não é tão decorrente no Ensino Médio, principalmente nas escolas públicas. Os jogos lúdicos por sua vez, são muito atrativos, onde, os mesmos se distanciam da aprendizagem mecânica, aproximando-se cada vez mais de uma aprendizagem mais significativa. Logo, o presente estudo, retrata-se os tópicos do lúdico como, a importância de estudar Química. Neste aspecto, discuti-se sobre à necessidade em compreender e aprender conceitos da disciplina, além de mostrar os benefícios de conhecimento que o aluno pode conduzir ao longo da sua trajetória como estudante. Em um segundo momento, analisa-se o conceito e as funções do lúdico, apresentando indagações de autores em relação a temática abordada. No último tópico do trabalho, será demonstrado alguns jogos importantes que podem ser trabalhados em relação ao conteúdo abordado no componente curricular da disciplina de Química. Nessa pesrpectiva, a pesquisa mencionada trata-se de um trabalho bibliográfico descritivo em relação ao tema Lúdico. No trabalho citado, utilizou-se fontes de pesquisa como Periódico Capes e o Google Acadêmico, e a partir desses meios, foi possível desfrutar de diversos materiais de estudo acerca do assunto abordado. Analisou-se através dos resultados que, quando a discussão é referente ao cenário educacional, diversos escritores apresentaram suas ideias e propostas em busca de melhorias no ambiente escolar. Logo, concluindo que os jogos lúdicos é uma ferramenta de grande importância para o ensino da química, porém, desde que esse método seja utilizado de forma certa como: proporcionando o lúdico e o educativo ao mesmo nível e assim, alcançar bons resultados no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Química do ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.