Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10045
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 1399
    "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA."
    "resumo" => "O PIBID Diversidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a diversidade, regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e também nas escolas de educação básica do Campo. A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui desde março desse ano, o “Projeto PIBID Diversidade”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no município de Sumé/PB. Ainda em relação ao projeto PIBID Diversidade da UFCG, nele existem subprojetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática, onde todos realizam suas atividades em parceria com as escolas do Campo da região do Cariri Ocidental da Paraíba. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, inserido no PIBID Diversidade, tem como objetivo promover vivências de iniciação à docência nas disciplinas de Ciências e Matemática em escolas do Campo. Atualmente, na Escola do Campo: José Gonçalves de Queiroz, localizada no Distrito PIO X, Sumé/PB, um grupo de 05 (cinco) bolsistas do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, licenciandos em Educação do Campo, vem desenvolvendo as ações pedagógicas propostas, sob a orientação do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. O objetivo dessas ações pedagógicas é constituir um espaço apropriado para os estudos das Ciências da Natureza e da Matemática relacionados com as características das escolas do Campo e o contexto sociocultural na qual se situam, de tal forma que os licenciandos em Educação do Campo se engajem em práticas diferenciadas, discussões e reflexões voltadas para essas realidades. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar algumas das atividades realizadas até o presente momento, explicitando resultados alcançados, como também a importância do subprojeto na formação inicial do professor do Campo. Análise crítica dos livros didáticos e dos documentos regulamentares da escola, plantões pedagógicos, oficinas de construção de jogos e materiais didáticos, participação nas atividades educacionais da escola, implementação de um clube de Ciências da Natureza e Matemática, são algumas das ações desenvolvidas até o momento, outras como a horta orgânica, reciclagem de materiais, construção de uma sala/laboratório com garrafas Pets e outros materiais reutilizáveis, feira/gincana de conhecimentos, serão desenvolvidas até o final do ano letivo. Os resultados até o momento são consideráveis e também motivadores para se conseguir mais avanços, percebemos que o envolvimento dos educandos, de alguns professores e gestores, vem crescendo paulatinamente durante o desenvolvimento do subprojeto. Ressaltamos a importância de nos, licenciandos em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza e Matemática, estarmos envolvidos em diferentes vivências didático-pedagógicas, onde esperamos conseguir implementar algumas inovações nas escolas do Campo, respeitando a realidade, anseios e características socioculturais dos educandos, da escola e da região do semiárido do cariri paraibano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_04_00_34_idinscrito_1399_873986deb1bf3f4142e6110ca9043449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANOELMA FRANÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANOELMA FRANÇA"
    "autor_email" => "janoelma01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10045
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 1399
    "titulo" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO: VIVÊNCIAS PROMOVIDAS NO PIBID DIVERSIDADE NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA."
    "resumo" => "O PIBID Diversidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a diversidade, regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e também nas escolas de educação básica do Campo. A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui desde março desse ano, o “Projeto PIBID Diversidade”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no município de Sumé/PB. Ainda em relação ao projeto PIBID Diversidade da UFCG, nele existem subprojetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática, onde todos realizam suas atividades em parceria com as escolas do Campo da região do Cariri Ocidental da Paraíba. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, inserido no PIBID Diversidade, tem como objetivo promover vivências de iniciação à docência nas disciplinas de Ciências e Matemática em escolas do Campo. Atualmente, na Escola do Campo: José Gonçalves de Queiroz, localizada no Distrito PIO X, Sumé/PB, um grupo de 05 (cinco) bolsistas do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, licenciandos em Educação do Campo, vem desenvolvendo as ações pedagógicas propostas, sob a orientação do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. O objetivo dessas ações pedagógicas é constituir um espaço apropriado para os estudos das Ciências da Natureza e da Matemática relacionados com as características das escolas do Campo e o contexto sociocultural na qual se situam, de tal forma que os licenciandos em Educação do Campo se engajem em práticas diferenciadas, discussões e reflexões voltadas para essas realidades. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar algumas das atividades realizadas até o presente momento, explicitando resultados alcançados, como também a importância do subprojeto na formação inicial do professor do Campo. Análise crítica dos livros didáticos e dos documentos regulamentares da escola, plantões pedagógicos, oficinas de construção de jogos e materiais didáticos, participação nas atividades educacionais da escola, implementação de um clube de Ciências da Natureza e Matemática, são algumas das ações desenvolvidas até o momento, outras como a horta orgânica, reciclagem de materiais, construção de uma sala/laboratório com garrafas Pets e outros materiais reutilizáveis, feira/gincana de conhecimentos, serão desenvolvidas até o final do ano letivo. Os resultados até o momento são consideráveis e também motivadores para se conseguir mais avanços, percebemos que o envolvimento dos educandos, de alguns professores e gestores, vem crescendo paulatinamente durante o desenvolvimento do subprojeto. Ressaltamos a importância de nos, licenciandos em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza e Matemática, estarmos envolvidos em diferentes vivências didático-pedagógicas, onde esperamos conseguir implementar algumas inovações nas escolas do Campo, respeitando a realidade, anseios e características socioculturais dos educandos, da escola e da região do semiárido do cariri paraibano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_04_11_2014_04_00_34_idinscrito_1399_873986deb1bf3f4142e6110ca9043449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JANOELMA FRANÇA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANOELMA FRANÇA"
    "autor_email" => "janoelma01@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O PIBID Diversidade - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a diversidade, regulamentado pelo edital 066/2013 da Capes, tem como foco, promover o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para o exercício da docência nas escolas indígenas e também nas escolas de educação básica do Campo. A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, possui desde março desse ano, o “Projeto PIBID Diversidade”, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, do CDSA – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no município de Sumé/PB. Ainda em relação ao projeto PIBID Diversidade da UFCG, nele existem subprojetos nas áreas de Linguagens e Códigos, Humanas e Sociais e Ciências da Natureza e Matemática, onde todos realizam suas atividades em parceria com as escolas do Campo da região do Cariri Ocidental da Paraíba. O subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, inserido no PIBID Diversidade, tem como objetivo promover vivências de iniciação à docência nas disciplinas de Ciências e Matemática em escolas do Campo. Atualmente, na Escola do Campo: José Gonçalves de Queiroz, localizada no Distrito PIO X, Sumé/PB, um grupo de 05 (cinco) bolsistas do subprojeto Ciências da Natureza e Matemática, licenciandos em Educação do Campo, vem desenvolvendo as ações pedagógicas propostas, sob a orientação do professor formador do curso e coordenador do subprojeto e com o suporte do professor supervisor bolsista da escola. O objetivo dessas ações pedagógicas é constituir um espaço apropriado para os estudos das Ciências da Natureza e da Matemática relacionados com as características das escolas do Campo e o contexto sociocultural na qual se situam, de tal forma que os licenciandos em Educação do Campo se engajem em práticas diferenciadas, discussões e reflexões voltadas para essas realidades. Nesse trabalho, o objetivo é apresentar algumas das atividades realizadas até o presente momento, explicitando resultados alcançados, como também a importância do subprojeto na formação inicial do professor do Campo. Análise crítica dos livros didáticos e dos documentos regulamentares da escola, plantões pedagógicos, oficinas de construção de jogos e materiais didáticos, participação nas atividades educacionais da escola, implementação de um clube de Ciências da Natureza e Matemática, são algumas das ações desenvolvidas até o momento, outras como a horta orgânica, reciclagem de materiais, construção de uma sala/laboratório com garrafas Pets e outros materiais reutilizáveis, feira/gincana de conhecimentos, serão desenvolvidas até o final do ano letivo. Os resultados até o momento são consideráveis e também motivadores para se conseguir mais avanços, percebemos que o envolvimento dos educandos, de alguns professores e gestores, vem crescendo paulatinamente durante o desenvolvimento do subprojeto. Ressaltamos a importância de nos, licenciandos em Educação do Campo, área de Ciências da Natureza e Matemática, estarmos envolvidos em diferentes vivências didático-pedagógicas, onde esperamos conseguir implementar algumas inovações nas escolas do Campo, respeitando a realidade, anseios e características socioculturais dos educandos, da escola e da região do semiárido do cariri paraibano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.