Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7297
    "inscrito_id" => 10480
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A discussão sobre a abordagem da sexualidade nos anos iniciais da educação tem se tornado cada vez mais relevante, pois se reconhece a importância de uma educação sexual adequada, inclusiva e contextualizada desde os primeiros anos de vida. Este resumo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisa os desafios e as possibilidades educacionais relacionadas à abordagem da sexualidade nos anos iniciais, destacando a importância de uma educação sexual pautada na promoção da saúde, do respeito e da igualdade. O objetivo desta pesquisa foi realizara uma revisão integrativa da literatura para compreender os desafios enfrentados pelos educadores ao abordar a sexualidade nos anos iniciais, além de identificar as possibilidades educacionais que emergem dessa abordagem. Buscou-se também examinar as bases teóricas que fundamentam a educação sexual nessa faixa etária. A análise da literatura revelou que a abordagem da sexualidade nos anos iniciais enfrenta desafios relacionados a tabus, preconceitos e falta de formação adequada dos educadores. No entanto, também foram identificadas diversas possibilidades educacionais que podem ser exploradas, como a promoção de uma educação sexual voltada para a saúde, o respeito às diferenças, o desenvolvimento de habilidades sociais e a prevenção do abuso sexual infantil. Além disso, foram destacadas abordagens pedagógicas que enfatizam a contextualização, a participação ativa das crianças e a parceria com as famílias. O estudo evidenciou a importância de uma abordagem adequada da sexualidade nos anos iniciais, reconhecendo a necessidade de uma educação sexual que vá além da transmissão de informações biológicas. É fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essa temática, superando tabus e preconceitos, e para promover uma educação sexual inclusiva e respeitosa. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais não visa incentivar a precocidade sexual, mas sim fornecer às crianças informações adequadas à sua faixa etária, estimulando o desenvolvimento saudável da identidade, a autonomia, o respeito às diferenças e a prevenção de situações de risco. Nesse sentido, é necessário investir em formação continuada para os educadores e na construção de políticas públicas que valorizem a educação sexual nos anos iniciais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10480_TB7297_20062023224802.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlossilva@pedag.fiponli"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100178
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7297
    "inscrito_id" => 10480
    "titulo" => "A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS"
    "resumo" => "A discussão sobre a abordagem da sexualidade nos anos iniciais da educação tem se tornado cada vez mais relevante, pois se reconhece a importância de uma educação sexual adequada, inclusiva e contextualizada desde os primeiros anos de vida. Este resumo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisa os desafios e as possibilidades educacionais relacionadas à abordagem da sexualidade nos anos iniciais, destacando a importância de uma educação sexual pautada na promoção da saúde, do respeito e da igualdade. O objetivo desta pesquisa foi realizara uma revisão integrativa da literatura para compreender os desafios enfrentados pelos educadores ao abordar a sexualidade nos anos iniciais, além de identificar as possibilidades educacionais que emergem dessa abordagem. Buscou-se também examinar as bases teóricas que fundamentam a educação sexual nessa faixa etária. A análise da literatura revelou que a abordagem da sexualidade nos anos iniciais enfrenta desafios relacionados a tabus, preconceitos e falta de formação adequada dos educadores. No entanto, também foram identificadas diversas possibilidades educacionais que podem ser exploradas, como a promoção de uma educação sexual voltada para a saúde, o respeito às diferenças, o desenvolvimento de habilidades sociais e a prevenção do abuso sexual infantil. Além disso, foram destacadas abordagens pedagógicas que enfatizam a contextualização, a participação ativa das crianças e a parceria com as famílias. O estudo evidenciou a importância de uma abordagem adequada da sexualidade nos anos iniciais, reconhecendo a necessidade de uma educação sexual que vá além da transmissão de informações biológicas. É fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essa temática, superando tabus e preconceitos, e para promover uma educação sexual inclusiva e respeitosa. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais não visa incentivar a precocidade sexual, mas sim fornecer às crianças informações adequadas à sua faixa etária, estimulando o desenvolvimento saudável da identidade, a autonomia, o respeito às diferenças e a prevenção de situações de risco. Nesse sentido, é necessário investir em formação continuada para os educadores e na construção de políticas públicas que valorizem a educação sexual nos anos iniciais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID10480_TB7297_20062023224802.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS"
    "autor_email" => "carlossilva@pedag.fiponli"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A discussão sobre a abordagem da sexualidade nos anos iniciais da educação tem se tornado cada vez mais relevante, pois se reconhece a importância de uma educação sexual adequada, inclusiva e contextualizada desde os primeiros anos de vida. Este resumo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisa os desafios e as possibilidades educacionais relacionadas à abordagem da sexualidade nos anos iniciais, destacando a importância de uma educação sexual pautada na promoção da saúde, do respeito e da igualdade. O objetivo desta pesquisa foi realizara uma revisão integrativa da literatura para compreender os desafios enfrentados pelos educadores ao abordar a sexualidade nos anos iniciais, além de identificar as possibilidades educacionais que emergem dessa abordagem. Buscou-se também examinar as bases teóricas que fundamentam a educação sexual nessa faixa etária. A análise da literatura revelou que a abordagem da sexualidade nos anos iniciais enfrenta desafios relacionados a tabus, preconceitos e falta de formação adequada dos educadores. No entanto, também foram identificadas diversas possibilidades educacionais que podem ser exploradas, como a promoção de uma educação sexual voltada para a saúde, o respeito às diferenças, o desenvolvimento de habilidades sociais e a prevenção do abuso sexual infantil. Além disso, foram destacadas abordagens pedagógicas que enfatizam a contextualização, a participação ativa das crianças e a parceria com as famílias. O estudo evidenciou a importância de uma abordagem adequada da sexualidade nos anos iniciais, reconhecendo a necessidade de uma educação sexual que vá além da transmissão de informações biológicas. É fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com essa temática, superando tabus e preconceitos, e para promover uma educação sexual inclusiva e respeitosa. A abordagem da sexualidade nos anos iniciais não visa incentivar a precocidade sexual, mas sim fornecer às crianças informações adequadas à sua faixa etária, estimulando o desenvolvimento saudável da identidade, a autonomia, o respeito às diferenças e a prevenção de situações de risco. Nesse sentido, é necessário investir em formação continuada para os educadores e na construção de políticas públicas que valorizem a educação sexual nos anos iniciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.